Confissão de Fé

Imprimir

Os dez Artigos de Fé

Explicações sobre a confissão da fé

No antigo Cristianismo muitos fiéis misturavam a nova doutrina cristã com as convicções religiosas e filosóficas que eles até então tinham no Reino Romano. Como saber agora o que fazia parte da verdadeira fé e o que era um falso ensinamento? A insegurança era grande, por isso era preciso formular uma confissão de fé para estabelecer uma orientação para a vida, para os pensamentos e ações na fé em Cristo. Entretanto havia um compromisso: estar de acordo com o ensinamento de Cristo e de Seus Apóstolos. Assim surgiu o Credo dos Apóstolos, que até hoje é reconhecido não apenas por cristãos protestantes e católicos, mas também pelos novo-apostólicos. Afinal, o Credo dos Apóstolos consta nos três primeiros artigos de fé da Confissão de Fé novo-apostólica. O conteúdo do Credo dos Apóstolos, ou Confissão de Fé Apostólica, baseia-se no anúncio dos primeiros Apóstolos, pois as afirmações mais importantes se originaram na prédica que Pedro fez na casa do centurião Cornélio (veja Atos 10:37-43). Uma confissão de batismo do século II também reflete o contexto teológico do Credo dos Apóstolos: O imperador cristão Constantino organizou o primeiro Concílio no ano de 325 em Nicéia para restabelecer a unidade entre os cristãos. Eles discutiam a relação de Deus como o Pai e Deus como o Filho, fazendo surgir à indagação de quem seria de verdade? Jesus Cristo, o Filho de Deus. Seria Ele um homem, um ser com seu próprio corpo de carne? Uma pessoa? Mas Ele não era Deus com um ser divino? Como funcionava isso? Como cristão, em quem ou em quê se acreditava? Neste concílio, após vigorosas discussões, chegou-se a um reconhecimento que foi aceito por todos: Jesus Cristo é “Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, nascido, não criado, um ser único com o Pai”. O segundo concílio ocorreu em Constantinopla em 381. Nesta ocasião, debatiam sobre o Espírito Santo: Se Jesus é ativo e manifesto sobre a terra através do Espírito Santo, então Deus deve possuir um trino ser. Por isso, o Espírito Santo foi acrescentado à Confissão de Fé. A confissão de Nicéia-Constantinopla determina que a fé cristã considere o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. E isto corresponde à confissão do Novo Testamento. Nossos dez Artigos de Fé não substituem a confissão da antiga igreja. Eles apenas tornam a confissão do cristão novo-apostólico mais pessoal, pois suas frases começam com “Eu creio”.

 

O 1º Artigo de Fé

Eu creio em Deus o Pai, o Todo poderoso, o Criador do céu e da terra.

O 2º Artigo de Fé

Eu creio em Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, e nasceu da virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; entrou no reino da morte, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, subiu aos céus, e está sentado à direita de Deus, Pai todo poderoso, de onde retornará.

O 3º Artigo de Fé

Eu creio no Espírito Santo, a Igreja Única, Santa, Universal e Apostólica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna.

O 4º Artigo de Fé

Eu creio que o Senhor Jesus rege sua Igreja e que para tal enviou os Seus Apóstolos, e que continua a enviá-los até o seu retorno, dando-lhes a missão de ensinar, e de em seu nome perdoar pecados e batizar com água e Espírito Santo.

O 5º Artigo de Fé

Eu creio que aqueles que são designados por Deus para exercerem um ministério apenas são ordenados por Apóstolos, e que a autoridade, a bênção e a santificação necessárias para exercerem o seu ministério lhes advêm do apostolado.

O 6º Artigo de Fé

Eu creio que o Santo Batismo com água é o primeiro passo para a renovação do homem no Espírito Santo e que assim, o batizado é admitido na comunhão dos que crêem em Jesus Cristo e que O confessem como seu Senhor.

O 7º Artigo de Fé

Eu creio que a Santa Ceia foi instituída pelo próprio Senhor, em memória do sacrifício de Cristo, feito uma vez e plenamente válido, do seu amargo sofrimento e da sua morte. A participação digna na Santa Ceia garante-nos a comunhão de vida com Cristo Jesus, nosso Senhor. É celebrada com pão ázimo e vinho; ambos têm de ser consagrados e administrados por um ministério autorizado pelo Apóstolo.

O 8º Artigo de Fé

Eu creio que os batizados com água têm que receber o dom do Espírito Santo de um Apóstolo para obterem a filiação divina e os pré-requisitos para alcançar a primogenitura.

O 9º Artigo de Fé

Creio que o Senhor Jesus há de regressar, tão certo como subiu ao céu, e que levará consigo as primícias dos mortos e vivos, que esperaram a sua vinda e foram preparados, que depois das bodas no céu voltará à terra com estas, para edificar o seu reino de paz, e que regerão com ele como sacerdócio real. Após conclusão do reino de paz, realizará o Juízo Final. Então, Deus criará um novo céu e uma nova terra e habitará com o seu povo.

O 10º Artigo de Fé

Eu creio que tenho o dever de obedecer às autoridades públicas, desde que não haja leis divinas contrárias a isso.

Eu amo Jesus 

... porque Ele me faz sentir autoconfiante, forte e segura.

 


Com nac.today da Igreja Nova Apostólica, começou um novo meio de difusão. Com os relatórios do mundo todo, o novo magazine de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional (INAI) irá fornecer diariamente informações que sejam de interesse para os cristãos novo-apostólicos e leitores interessados. O conteúdo do novo magazine de notícias incluirá questões internacionais relevantes. Fazem parte delas, entre outras, questões sociais, relatórios detalhados sobre os anúncios da Igreja, bosquejos biográficos e artigos sobre história.

nac.today

nacworld

Nacworld é a rede social da Igreja  Nova Apostólica. Esta rede lhe oferece a oportunidade de fazer contatos em todo o mundo e cultivar amizades. Aqui você vai encontrar pessoas interessantes, vários temas sérios ou bem-humorados, imagens (fotos), vídeos e diferentes opiniões...O uso de nacworld é isento de custosPara se registrar nacworld você precisa apenas de um minuto, e assim passará a fazer parte dos ... 31187 membros que estão atualmente registrados no nacworld. Quantos deles você conhece? 

Nacworld está aberto à opinião.

  • Apóia entretenimento assistido
  • E-mail, chat, fórum, mídia, contatos
  • 24 horas/dia , 365 dias ao ano

Entre agora mesmo e faça parte.

https://nacworld.net/public

Copyright © 2018 Igreja Nova Apostólica. Template designed by olwebdesign.