Tempo de arrependimento e jejum: A Páscoa se aproxima

Imprimir

Logo é Páscoa. Em 27 de março de 2016 a cristandade celebra sua festa, talvez, mais importante. Na igreja antiga e em muitas igrejas ainda hoje inicia 40 dias, antes da quinta-feira Santa, um dos grandes períodos de jejum do ano.

 

Tempo de jejum – Quaresma – 40 dias de jejum e oração. Isto praticam muitos cristãos ao redor do mundo porque se preparam  para festas maiores: A Páscoa e Natal, pois também o tempo de Advento é tradicionalmente um tempo de jejum.

O tempo de arrependimento que antecede a Páscoa, também chamado de tempo da paixão inicia no dia 10 de fevereiro. Desde o 2º século se conhece o jejum geral, no 3º século passou a fazer parte de toda a Semana Santa e desde o 5º século surgiu finalmente o jejum pascal de 40 dias.

Arrepender-se e espalhar as cinzas

Na igreja ocidental acrescentaram-se também as cinzas – espalhar cinzas sobre a cabeça como sinal exterior de arrependimento. O lugar litúrgico para tal ato era a Quarta-Feira de Cinzas. Isto deu o nome ao primeiro dia dos 40 dias de duração do jejum.  As regras do jejum – quando eram cumpridas – eram rígidas: uma refeição no jantar, sem carne, sem leite, sem álcool, sem ovos.

40 dias antes da Páscoa – da Quarta-Feira de Cinzas até Quinta-Feira Santa – este era o tempo para o arrependimento. Ao mesmo tempo os solicitantes de Batismo, ou catecúmenos, se preparavam para seu Batismo, cuja doação de Sacramentos antigamente só se realizava na noite de Páscoa.

Tentações no deserto

Jesus também jejuou durante 40 dias. Foi um tempo de provações para Ele antes de iniciar Sua grande obra. Estava no deserto e era tentado por Satanás. No quarto capítulo do evangelho de Mateus está escrito com grande ênfase: “Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome”. Ele permaneceu firme e sem pecado, resistiu às tentações e terminou vitorioso aquela dramática situação: “Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram”.

O Catecismo Novo-Apostólico não conhece um tempo de jejum litúrgico. Como diz a tradição reformada, cada indivíduo decide por si mesmo como se prepara para as festas mais importantes. Também Lutero o recomendou da mesma forma. Nenhum cristão está comprometido a cumprir o que Deus não mandou, disse. Cada um pode comer em todo momento qualquer alimento.

Entretanto, atualmente existem planejamentos coletivos nas Igrejas evangélicas de: “Sete semanas sem.”  Nas igrejas católicas e ortodoxas o jejum antes da Páscoa é uma prática rigorosa. Também na igreja anglicana, na igreja metodista e em parte na igreja batista a Quarta-Feira de Cinzas tem o seu destaque litúrgico.

Serviço Divino da Quarta-Feira de Cinzas

“Mas ele me disse: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim”. Este texto bíblico de 2º Coríntios 12:9 determinará em sua maior medida o serviço divino nas congregações novo-apostólicas na noite da Quarta-Feira de Cinzas. A palavra testifica: Paulo, o grande missionário e apóstolo do Senhor, teve que encontrar-se consigo mesmo e mudar. Seu caminho foi um caminho de arrependimento. Dessa forma nós também podemos colaborar para que o Senhor possa estar ativo com grande poder em nós e na Igreja, reconhecendo a graça de Deus e agradecendo, reconhecendo nossa fraqueza e submetendo-nos à vontade do Senhor.

Nac.today

INFORMAÇÕES DO ARTIGO

Autor: Peter Johanning

Data: 03.02.2016

Palavras-chave

kbz

 

 

Eu amo Jesus 

... é por isso que visito doentes, ajudo o meu próximo e faço as minhas orações.


Com nac.today da Igreja Nova Apostólica, começou um novo meio de difusão. Com os relatórios do mundo todo, o novo magazine de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional (INAI) irá fornecer diariamente informações que sejam de interesse para os cristãos novo-apostólicos e leitores interessados. O conteúdo do novo magazine de notícias incluirá questões internacionais relevantes. Fazem parte delas, entre outras, questões sociais, relatórios detalhados sobre os anúncios da Igreja, bosquejos biográficos e artigos sobre história.

nac.today

nacworld

Nacworld é a rede social da Igreja  Nova Apostólica. Esta rede lhe oferece a oportunidade de fazer contatos em todo o mundo e cultivar amizades. Aqui você vai encontrar pessoas interessantes, vários temas sérios ou bem-humorados, imagens (fotos), vídeos e diferentes opiniões...O uso de nacworld é isento de custosPara se registrar nacworld você precisa apenas de um minuto, e assim passará a fazer parte dos ... 31187 membros que estão atualmente registrados no nacworld. Quantos deles você conhece? 

Nacworld está aberto à opinião.

  • Apóia entretenimento assistido
  • E-mail, chat, fórum, mídia, contatos
  • 24 horas/dia , 365 dias ao ano

Entre agora mesmo e faça parte.

https://nacworld.net/public

Copyright © 2018 Igreja Nova Apostólica. Template designed by olwebdesign.