Equipamento básico para uma congregação

Imprimir

O que uma congregação necessita para viver sua fé? Assim como as condições de vida são diferentes, diferentes também são os anseios.  Mas, o que é o básico na realidade?  Olhemos para um projeto em andamento, cujas respostas são surpreendentes.

 

Uma árvore em vez de um salão da igreja, uma mesa como altar e no melhor dos casos, alguns hinários. Assim é a situação em não poucas comunidades novo-apostólicas, por exemplo, nos campos de refugiados da África do Leste. Entretanto, os irmãos e irmãs vivenciam horas entranháveis e de alegria nas congregações.

“Uma igreja na qual as pessoas se sintam bem e orientem a sua vida seguindo o Evangelho de Jesus Cristo, preenchidos do Espírito Santo e amor a Deus, para, desta maneira, se prepararem para o Seu retorno e para a vida eterna”. Esta é desde 2007 a visão oficial da Igreja Nova Apostólica. E esta primeira frase do Catecismo foi elevada ao nível de programa por Jean-Luc Schneider em Pentecostes 2013 imediatamente depois de sua ordenação.

Em busca do equipamento básico

Numa entrevista à Revista “US-Spezial”, poucas semanas depois de sua ordenação, ficou demonstrado que este enunciado é muito mais que formosas palavras. Ali o Apóstolo Maior explicou que temos que também levar em conta o equipamento estrutural da congregação para tornar realidade essa visão: “Temos que pensar o que necessita uma congregação novo-apostólica como equipamento mínimo para poder viver e experimentar a fé novo-apostólica”, disse.

Para ele não faz parte disto nem sequer um salão para reunir-se. “Temos muitas congregações que se reúnem debaixo de uma árvore. Dificilmente podemos construir em todo o mundo uma igreja para cada congregação”. O que conta entre as necessidades básicas são:

- uma Bíblia,

- portadores de ministério,

- hóstias,

- o Catecismo,

- a publicação mensal “Pensamentos-Guia para o Serviço Divino”

- e material de ensinamento para as crianças.

Levantamento de dados e propostas de ação

Precisamente nesta questão, a Igreja Nova Apostólica já põe mãos à obra. No outono de 2013 a assembléia dos Apóstolos de Distrito encomendou a um grupo de trabalho a elaboração de uma estratégia para fomentar o trabalho nas congregações. Para que isto pudesse ser realizado, preparou-se um catálogo de critérios e começou-se com o registro daquilo que existe. Encontram-se prontos para primeira análise, mas estes, todavia, precisam ser aprofundados.

O importante para a Direção da Igreja é que a revisão permita tirar dela sólidas propostas de ação. A finalidade é que os conhecimentos devem desembocar em programas de promoção concretos. “Isto me parece viável sem prejudicar a vida de nossas congregações na Europa”, havia dito o Apóstolo Maior Schneider em seu depoimento na entrevista à “UF Spezial”.

Aspectos sociais e organizacionais

Assim, neste tema tão central, o Apóstolo Maior Schneider toma o bastão das mãos de seu antecessor no ministério, Wilhelm Leber. Este havia colocado na agenda já em 2008 a palavra-chave “congregações nas quais nos sentimos bem” e isto a partir de um ponto de vista humano, mais que organizacional: “O que destaca uma “congregação na qual as pessoas se sintam bem” e isto a partir do ponto de vista humano mais que organizacional: “O que destaca uma “congregação na qual as pessoas se sintam bem”? Perguntou então o Apóstolo Maior Leber no “Calendário Nossa Família”.

Suas respostas: um trato mútuo amável, uma assistência amável à congregação, um círculo engajado de portadores de ministério, “cada um querendo ajudar ao outro” e uma conduta tolerante para com as diferentes preferências e interesses. E aqui o Apóstolo Maior manifestou uma palavra de Paulo (de Filipenses 2:4), que continua válida na comunhão internacional: “Que cada um não fique olhando só para si mesmo, e sim, olhando para o que pode ser útil ao próximo.”

Nac.today

Informação do artigo

Autor:  Andreas Rother

Data: 24.08.2015

Palavras-Chave: serviço divino, internacional, vida na congregação

Eu amo Jesus 

... é por isso que visito doentes, ajudo o meu próximo e faço as minhas orações.


Com nac.today da Igreja Nova Apostólica, começou um novo meio de difusão. Com os relatórios do mundo todo, o novo magazine de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional (INAI) irá fornecer diariamente informações que sejam de interesse para os cristãos novo-apostólicos e leitores interessados. O conteúdo do novo magazine de notícias incluirá questões internacionais relevantes. Fazem parte delas, entre outras, questões sociais, relatórios detalhados sobre os anúncios da Igreja, bosquejos biográficos e artigos sobre história.

nac.today

nacworld

Nacworld é a rede social da Igreja  Nova Apostólica. Esta rede lhe oferece a oportunidade de fazer contatos em todo o mundo e cultivar amizades. Aqui você vai encontrar pessoas interessantes, vários temas sérios ou bem-humorados, imagens (fotos), vídeos e diferentes opiniões...O uso de nacworld é isento de custosPara se registrar nacworld você precisa apenas de um minuto, e assim passará a fazer parte dos ... 31187 membros que estão atualmente registrados no nacworld. Quantos deles você conhece? 

Nacworld está aberto à opinião.

  • Apóia entretenimento assistido
  • E-mail, chat, fórum, mídia, contatos
  • 24 horas/dia , 365 dias ao ano

Entre agora mesmo e faça parte.

https://nacworld.net/public

Copyright © 2018 Igreja Nova Apostólica. Template designed by olwebdesign.