Como surgem os Pensamentos-Guia

Imprimir

A preparação dos Serviços Divinos para o ano 2016 já começou – pelo menos para quase 30 Apóstolos do mundo todo. São eles que escrevem os Pensamentos-Guia para o Serviço Divino, que são distribuídos a aproximadamente 200.000 portadores de ministério ao redor do globo terrestre. O início deu-se há pouco no Workshop de autores.

 

Os milagres de Jesus: Por que são tão especiais? Como devem ser entendidos? O início anual do Workshop começou primeiramente com conteúdo teológico. O trabalho dos Apóstolos e Apóstolos de Distrito na publicação mensal para apoiar a prédica leva também em conta os conhecimentos que gerações de estudiosos da Bíblia ajuntaram durante séculos, disse o Apóstolo Jürgen Loy, que preside o grupo de trabalho “Pensamentos-Guia”, numa conversa com Nac.Today.

Entre o calendário litúrgico e a série temática

Em seguida iniciou-se o trabalho do calendário temático propriamente dito. O quadro é definido pelo calendário litúrgico que se inicia no primeiro domingo de Advento, seguido pelo Natal e das principais festividades eclesiásticas como a Sexta-Feira Santa, Páscoa e Pentecostes. Também o Ano Novo e a Confirmação, bem como os três Serviços Divinos em ajuda aos Falecidos, configuram o calendário litúrgico juntamente com o Agradecimento pela colheita, o dia do Arrependimento e Oração.

Seguiu-se então o planejamento das diferentes séries temáticas (em junho passado, a “auto-revelação de Deus”) com variados pontos centrais (por exemplo: Jesus, o pão da vida; Jesus, a luz do mundo; Jesus, o bom Pastor). Para cada edição dos Pensamentos-guia há um Serviço Divino para a Juventude, assim como um Serviço Divino entre semanal dedicado ao conhecimento Bíblico.

Workshops de autores em alemão e inglês

Estabelecer os temas e reunir os textos bíblicos correspondentes foi a tarefa principal dos autores dos Workshops em língua alemã realizado em Stuttgart/Alemanha nos dias 23 e 24 de junho de 2015. Os Apóstolos trabalham, assim como foi dito recentemente pelo Apóstolo Maior Jean-Luc Schneider na assembléia de Apóstolos de Distrito: “Com o coração, a alma e o entendimento”. No início do Workshop ora-se para que possam ser conduzidos apropriadamente através do Espírito Santo. Em seguida inicia-se o trabalho mental e finaliza-se com a troca de experiências e sensações.

A continuação do Workshop se realizará em julho em Toronto/Canadá. Nessa ocasião será a vez dos autores de língua inglesa que perfazem um terço dos participantes da equipe. Eles não são somente da América do Norte, mas também da América do Sul, África e Ásia. Isto serve para assegurar que haja diversidade cultural na elaboração dos Pensamentos-Guia.

O trabalho dos autores

Terminado o Workshop e aprovado o planejamento de temas com o Apóstolo Maior, inicia-se o verdadeiro trabalho dos autores: além dos pontos temáticos centrais, cada um deles recebe dois textos bíblicos. A partir de então começa a atividade com a Bíblia e a procura das respectivas informações de base para a elaboração de um Pensamento-Guia.

Além do Catecismo (CINA) e literatura secundária apropriada, também faz parte da tarefa o assim chamado “contexto”, que é elaborado pelo Serviço Teológico da Igreja Nova Apostólica Internacional e que explica, por exemplo, os antecedentes históricos e sociais. No final de cada Pensamento-Guia, os portadores de ministério encontram uma versão resumida do contexto.

O Apóstolo Maior tem a última palavra

O rascunho de um artigo é aprovado pelo grupo de trabalho que discute o mesmo com cada autor individualmente. A revisão final, de qualquer forma, é feita pelo Apóstolo Maior Schneider. “Ele repassa cada artigo minuciosamente, dá seu parecer geral, que serve de muita ajuda, e também oferece muitas sugestões bem práticas”, relata o Apóstolo Loy, presidente do grupo de trabalho. Um terço de todos os artigos dos Pensamentos-Guia provém diretamente do Apóstolo Maior. Os mesmos contem os pensamentos centrais de seus Serviços Divinos e se baseiam, na sua grande maioria, na circular que ele sempre envia na semana seguinte a todos os Apóstolos do mundo.

Antes dos portadores de ministério receberem os Pensamentos-Guia, os artigos passam pela edição, tradução e desenho gráfico. As edições em inglês, francês e alemão são feitas na Editorial Bischoff em Francoforte do Meno/Alemanha. Os outros 60 idiomas dos Pensamentos-Guia são de responsabilidade (edição, tradução) das respectivas igrejas distritais.

O trabalho dos portadores de ministério

A partir de então, o trabalho está nas mãos dos portadores de ministério locais. Estes se preparam para os Serviços Divinos com a ajuda dos Pensamentos-Guia. O Apóstolo Loy sinaliza a grande importância disso: “Os artigos não constituem um manuscrito para a prédica, mas sim uma ajuda para preparar-se para o Serviço Divino.” Fazendo uma reflexão em particular das muitas culturas diferentes, os Pensamentos-Guia são elaborados conscientemente para que possam ser utilizados internacionalmente. “Uma imagem como as quatro velas da coroa de Advento, não pode ser compreendida no mundo inteiro.”

Ser concretos e práticos, e traduzir esses “pensamentos que guiam” à realidade diária dos irmãos de fé, é a tarefa principal dos portadores de ministério nas congregações. “Não há necessidade de abordar cada ponto dos Pensamentos-Guia”, disse o Apóstolo Loy. “O importante é que o pensamento central – que nos artigos recebe o título de “mensagem” – chegue como conteúdo da prédica aos irmãos e irmãs no Serviço Divino de uma forma clara e sustentável.

Nac.today

Informação do Artigo

Autor: Andreas Rother

Data: 08.07.2015

Palavras-chave: meios, declarações doutrinais, instrução doutrinal

Eu amo Jesus 

... é por isso que visito doentes, ajudo o meu próximo e faço as minhas orações.


Com nac.today da Igreja Nova Apostólica, começou um novo meio de difusão. Com os relatórios do mundo todo, o novo magazine de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional (INAI) irá fornecer diariamente informações que sejam de interesse para os cristãos novo-apostólicos e leitores interessados. O conteúdo do novo magazine de notícias incluirá questões internacionais relevantes. Fazem parte delas, entre outras, questões sociais, relatórios detalhados sobre os anúncios da Igreja, bosquejos biográficos e artigos sobre história.

nac.today

nacworld

Nacworld é a rede social da Igreja  Nova Apostólica. Esta rede lhe oferece a oportunidade de fazer contatos em todo o mundo e cultivar amizades. Aqui você vai encontrar pessoas interessantes, vários temas sérios ou bem-humorados, imagens (fotos), vídeos e diferentes opiniões...O uso de nacworld é isento de custosPara se registrar nacworld você precisa apenas de um minuto, e assim passará a fazer parte dos ... 31187 membros que estão atualmente registrados no nacworld. Quantos deles você conhece? 

Nacworld está aberto à opinião.

  • Apóia entretenimento assistido
  • E-mail, chat, fórum, mídia, contatos
  • 24 horas/dia , 365 dias ao ano

Entre agora mesmo e faça parte.

https://nacworld.net/public

Copyright © 2018 Igreja Nova Apostólica. Template designed by olwebdesign.