Catecismo, um livro universal da fé

Imprimir

Em breve chega a “nova” versão do Catecismo da Igreja Nova Apostólica (CINA): seu conteúdo corresponde ao Catecismo em versão completa, mas dividido em forma de perguntas e respostas. Chegou o momento para um pequeno balanço: Como e em que medida o seu conteúdo foi aceito?

 

O Catecismo da Igreja Nova Apostólica foi publicado em Janeiro de 2013. Um trabalho de 10 anos chegou ao fim. De que forma é lido e compreendido o livro da fé sobre a doutrina novo-apostólica? O Catecismo cumpriu seu objetivo de explicar a doutrina com clareza?

Um livro que traça o perfil e também as especificidades da Igreja Nova Apostólica

O grupo de trabalho (AG) “Contatos com confissões e religiões” chega a uma conclusão muito positiva. “O Catecismo foi bem aceito em outras igrejas. Ele está sendo lido e serve para os debates sobre as diferentes teologias das igrejas. Ele também é compreendido como um livro que traça um perfil, onde se reconhece e se discute o que é tipicamente novo-apostólico”. Assim descreve o Apóstolo Volker Kühnle, que preside o grupo de trabalho da AG (Contatos com confissões e religiões) as suas experiências. Segundo sua opinião, os temas que estão no foco das críticas por parte das outras igrejas são principalmente a visão novo-apostólica do ministério de Apóstolo e a espera iminente do retorno de Cristo. Outro tema discutido são os atos sacramentais realizados pelos Apóstolos no além.

Dessa forma mostram-se claramente os pontos em comum e os diferentes. Um Catecismo deve alcançar a ambos: tanto descrever os pontos em comum – como eram as confissões da Igreja antiga – e destacar o perfil próprio – como a doutrina novo-apostólica sobre os falecidos.

Revalorização da teologia e leitura da Bíblia

O que dizem as outras igrejas sobre o Catecismo da Igreja Nova Apostólica?

Abaixo algumas contribuições:

“A abertura ecumênica da Igreja Nova Apostólica nos últimos anos é inestimável e de grande repercussão”, escreve Dr. Kai Funkschmidt, da Associação Evangélica de Temas Filosóficos. “As numerosas conversações ecumênicas e a revalorização da teologia, bem como da leitura da Bíblia, deixaram suas marcas. Dessa forma pode-se encontrar incorporados em muitos lugares do Catecismo expressões linguísticas e impulsos ecumênicos concretos”, menciona ele em “Informação compacta sobre a Igreja Nova Apostólica” no que diz respeito ao conceito da Igreja.

“As grandes diferenças no que se refere à doutrina limitam as aproximações de abordagem de ensino ecumênicas, mas não excluem a afiliação ou o trabalho ecumênico em conjunto. A abordagem de ensino entre a Igreja Nova Apostólica e outras igrejas não são maiores ou substancialmente diferentes entre as igrejas que já cooperam com o movimento ecumênico”, concluiu o Dr. Funkschmidt.

Atividade conjunta em um público secularizado

“Considero o novo Catecismo como uma contribuição importante para as conversações em curso nas muitas comunidades e Igrejas livres a respeito das possibilidades de um testemunho conjunto e uma atividade conjunta num público secularizado”, formula o professor Friedrich Weber, antigo Bispo da Igreja Evangélica Luterana da região de Braunschweig (Alemanha) e presidente da Comunidade das Igrejas Evangélicas na Europa (GEKE). Esta obra fundamental “oferece importantes pontos para um trabalho ecumênico em comum com a Igreja Nova Apostólica” e mostra a vontade da Igreja Nova Apostólica de se “aproximar das outras igrejas cristãs, buscando expressamente um trabalho ecumênico em conjunto com as mesmas”.

As mudanças correspondentes à interpretação de si mesma e da sua doutrina, também podem agora ser encontradas no Catecismo da Igreja Nova Apostólica, embora possam ser nomeados “pontos nos quais segue havendo a necessidade de debate”, escreve Weber no “Serviço Material” do Instituto de Educação Confessional de Bensheim, Alemanha, edição maio/junho de 2013. O professor, já falecido, foi de 2007 a 2013 diretor da Comunidade de Trabalho das Igrejas Cristãs (ACK) da Alemanha.

O padrão para a vida de fé novo-apostólica

Através dessas vozes fica claro que o objetivo do Catecismo, de explicar a fé novo-apostólica, deixá-lo por escrito e expô-lo publicamente, foi cumprido. No prefácio do livro diz: “A Igreja Nova Apostólica está presente e opera em muitos países de cunho cultural muito distinto, o que torna necessária uma obra fundamental universal para fundamentar uma unidade doutrinal, apesar de todas as diferenças existentes.” E: “O Catecismo foi escrito com base na crença e para os crentes. Ele é um padrão para a vida de fé novo-apostólica”.

Em setembro o Catecismo aparecerá como livro de Perguntas e Respostas (CINA PR).  Ele reflete o texto longo do Catecismo em 750 perguntas e respostas. Para facilitar ao leitor a compreensão dos conteúdos, em parte complexos, os temas estão divididos em uma grande quantidade de perguntas e respostas. Dessa forma foi possível manter concisos trechos semelhantes. O texto foi formulado da maneira mais clara possível, sem usar muitos termos técnicos. Para determinados conceitos foram incluídas explicações, ou seja, há pontos do Catecismo que foram ampliados.

A versão detalhada do Catecismo da Igreja Nova Apostólica se encontra disponível como livro, como App e como obra de consulta na Internet.

Nac.today

Informação do Artigo

Autor: Peter Johanning

Data: 07.07.2015

Palavras-chave:  Catecismo, mídia, declarações doutrinais, instrução doutrinal, confissões.

Catecismo02336882.jpgCatecismo02336224.jpgCatecismo02337096.jpg

Eu amo Jesus 

... é por isso que visito doentes, ajudo o meu próximo e faço as minhas orações.


Com nac.today da Igreja Nova Apostólica, começou um novo meio de difusão. Com os relatórios do mundo todo, o novo magazine de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional (INAI) irá fornecer diariamente informações que sejam de interesse para os cristãos novo-apostólicos e leitores interessados. O conteúdo do novo magazine de notícias incluirá questões internacionais relevantes. Fazem parte delas, entre outras, questões sociais, relatórios detalhados sobre os anúncios da Igreja, bosquejos biográficos e artigos sobre história.

nac.today

nacworld

Nacworld é a rede social da Igreja  Nova Apostólica. Esta rede lhe oferece a oportunidade de fazer contatos em todo o mundo e cultivar amizades. Aqui você vai encontrar pessoas interessantes, vários temas sérios ou bem-humorados, imagens (fotos), vídeos e diferentes opiniões...O uso de nacworld é isento de custosPara se registrar nacworld você precisa apenas de um minuto, e assim passará a fazer parte dos ... 31187 membros que estão atualmente registrados no nacworld. Quantos deles você conhece? 

Nacworld está aberto à opinião.

  • Apóia entretenimento assistido
  • E-mail, chat, fórum, mídia, contatos
  • 24 horas/dia , 365 dias ao ano

Entre agora mesmo e faça parte.

https://nacworld.net/public

Copyright © 2018 Igreja Nova Apostólica. Template designed by olwebdesign.