Pentecostes – o nascimento da igreja de Cristo

Imprimir

Entre os feriados religiosos, Pentecostes tem uma importância especial: Por que nos referimos à festa do derramamento do Espírito Santo como o nascimento da igreja?

A segunda parte da nossa reflexão: Pentecostes já era no tempo de Jesus uma espécie de festa de agradecimento pela colheita. Com isto se preocupava a primeira parte da sequência do artigo. O feriado estava estabelecido no calendário e tinha grande importância. Mas após a ascensão de Jesus Cristo, Deus deu a este dia uma importância de significado bem diferente: O derramamento do Espírito Santo. Assim está descrito no segundo capítulo de Atos.

Jesus, o centro da prédica de Pentecostes

Pedro, o apóstolo do Senhor, imediatamente logo após o sucedido fez uma prédica poderosa.  Ele indicava a respeito da profecia do profeta Joel, segundo a qual Deus derramaria o Seu espírito e que essa profecia tinha se cumprido no milagre acontecido naquele momento – diante dos olhos de todos. Pedro continua seu testemunho: Jesus Cristo é o Messias prometido por Deus, do qual o rei Davi já tinha indicado em seus Salmos. Ele cita os versos 8 até 11 do Salmo 16 como indicação da ressurreição de Jesus; no primeiro verso do Salmo 110  ele anuncia a ascensão de Jesus.

Dessa forma Jesus Cristo, que foi extraditado pelos israelitas e crucificado pelos gentis, encontra-se no centro dessa primeira prédica apostólica tradicional: “Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.”

Estas palavras tocaram o coração dos ouvintes. Eles perguntaram aos apóstolos o que deviam fazer. Pedro respondeu como o porta-voz: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” 3000 pessoas deixam-se batizar e são agregados à congregação. Assim, Pentecostes é um exemplo para a força penetrante que provém do Santo Espírito que ativa na prédica.

Pentecostes – o seu significado para nós

Festejamos Pentecostes em memória do dia em que o Espírito Santo de Deus foi derramado sobre os fiéis. Também nos referimos a Pentecostes como o “nascimento da igreja de Cristo”. É uma festa de alegria pelo fato de o Espírito Santo também hoje existir e atuar dentro da igreja de Cristo.

No Catecismo da Igreja Nova Apostólica está escrito: “A festa de Pentecostes é comemorada em memória do dia em que foi derramado o Espírito Santo. Fala-se do dia de Pentecostes como ‘dia da manifestação do Espírito Santo’ e também como o ‘dia de nascimento da Igreja de Cristo”.  O derramamento do Espírito Santo – 50 dias após a ascensão de Jesus – o filho de Deus tinha anunciado aos seus apóstolos em seus discursos de despedida. Um grande grupo de homens e mulheres crentes, em Jerusalém, estava em ligação com os apóstolos. O milagre de Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo está descrito em Atos 2,1. Os apóstolos e os grupos reunidos com eles foram preenchidos pelo Espírito Santo. Apóstolo Pedro, que foi determinado por Jesus como “a rocha”, predicou após o derramamento do Espírito Santo onde o crucificado, o ressuscitado e ascendido ao céu, Jesus, era o ponto central.

Aproximadamente três mil foram agregados à congregação. Dessa forma, Pentecostes é um exemplo de força do efeito do Espírito Santo na prédica e para o crescimento da congregação através do ativar dos apóstolos. Pentecostes é, além disso, uma festa de alegria, pois o Espírito Santo continua a existir e atuar dentro da Igreja (CINA 12.5.6).

Nac.today

Autor:
Peter Johanning / Trad. kbz

Fecha:
 19.05.2015 


Palabras claves: Kirchliche Feiertage, Pfingsten

Eu amo Jesus 

... é por isso que visito doentes, ajudo o meu próximo e faço as minhas orações.


Com nac.today da Igreja Nova Apostólica, começou um novo meio de difusão. Com os relatórios do mundo todo, o novo magazine de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional (INAI) irá fornecer diariamente informações que sejam de interesse para os cristãos novo-apostólicos e leitores interessados. O conteúdo do novo magazine de notícias incluirá questões internacionais relevantes. Fazem parte delas, entre outras, questões sociais, relatórios detalhados sobre os anúncios da Igreja, bosquejos biográficos e artigos sobre história.

nac.today

nacworld

Nacworld é a rede social da Igreja  Nova Apostólica. Esta rede lhe oferece a oportunidade de fazer contatos em todo o mundo e cultivar amizades. Aqui você vai encontrar pessoas interessantes, vários temas sérios ou bem-humorados, imagens (fotos), vídeos e diferentes opiniões...O uso de nacworld é isento de custosPara se registrar nacworld você precisa apenas de um minuto, e assim passará a fazer parte dos ... 31187 membros que estão atualmente registrados no nacworld. Quantos deles você conhece? 

Nacworld está aberto à opinião.

  • Apóia entretenimento assistido
  • E-mail, chat, fórum, mídia, contatos
  • 24 horas/dia , 365 dias ao ano

Entre agora mesmo e faça parte.

https://nacworld.net/public

Copyright © 2018 Igreja Nova Apostólica. Template designed by olwebdesign.