Uma Produção Independente Cheia De Vitalidade

Imprimir

Realizar uma pequena viagem histórica através da Igreja Nova Apostólica na Zâmbia, a anfitriã da Festa de Pentecostes 2015, não é só o único motivo! A segunda maior igreja distrital – de acordo com o número de membros - tem uma história de desenvolvimento de longa data, incluindo-se também a música.

 

Quase 1,4 milhões de irmãos de fé pertencem à área de trabalho do Apóstolo de Distrito Charles Ndandula, à qual também pertencem o Zimbábue e Malaui. Somente em Zâmbia vivem mais de 1,1 milhões de membros. Contando tanto as igrejas distritais, como também as do próprio país, isto só é maior na República Democrática do Congo.

Estudante adota o nome de seu professor

Zâmbia não é o típico país representante do trabalho missionário novo-apostólico tradicional: O começo da igreja não se realizou – como na maioria dos outros países – pelo trabalho de divulgação efetuado por irmãos de ministério europeus ou norte-americanos. Foi um africano que trouxe a confissão de fé ao país: o posterior Apóstolo George Mkandawire.

Ele nasceu em 1900, na atual Malaui. Seus pais possibilitaram-lhe frequentar uma escola, assim o talentoso e extraordinariamente aplicado aluno adotou o nome do seu professor: Henwood. Quanto este professor, Henwood, foi transferido para a África do Sul, George Henwood Mkandawire deixou a sua família e foi com o seu mentor e sua família para a África do Sul. Ali conheceu aquela que seria sua futura esposa, através da qual se tornou novo-apostólico. Na congregação de Athlone, ele logo se destacou como um membro especialmente ativo.

Obra de caridade honra fundador

Em 1928 George Henwood Mkandawire – já ordenado diácono nesse ínterim – se estabeleceu no norte da Rodésia, a atual Zâmbia. Após ser ordenado pastor, iniciou o trabalho de batismo e a base das primeiras congregações: primeiramente em Maramba, a antiga capital Livingstone e atual capital Lusaka. Passo a passo, a confissão de fé criou raízes em todo o país. Em 1954, George Henwood Mkandawire foi ordenado apóstolo – o primeiro negro na história da  Igreja Nova Apostólica.

Os irmãos de fé de Zâmbia honraram o seu fundador de maneira especial: Em 2003 foi fundada a obra de caridade – A Fundação Henwood. A meta declarada dessa entidade foi a luta contra a pobreza em Zâmbia, oferecendo uma melhor segurança na alimentação. Além disso, são promovidos projetos de capacitação e programas de saúde, aos quais também se acrescenta a luta contra o HIV/Aids.

Impulso de crescimento necessita de uma fábrica de hóstias

No primeiro feriado de Natal de 1955, o Apóstolo Henwood doou em Kitwe o santo selamento a um jovem de 18 anos, do qual muito se falaria no futuro: Duncan Burton Mfune. Através dele não foi somente ordenado o primeiro Apóstolo de Distrito negro, mas também o líder da igreja, cujo trabalho de desenvolvimento da igreja distrital ainda ultrapassaria o que já tinha sido alcançado até então. Ao iniciar o seu período como Apóstolo de Distrito, aproximadamente meio milhão de pessoas confessavam a fé novo-apostólica em Zâmbia. Quando foi colocado em descanso, esse número tinha se duplicado.

O seu trabalho de condução – ao qual também fazem parte a edificação de instalações semelhantes à Fundação Henwood – foram ampliadas pelo seu sucessor, Charles Ndandula. Dessa forma foi edificada em Lusaka a terceira fábrica de hóstias novo-apostólica. Desde 1931, as congregações eram abastecidas a partir de Bielefeld/Alemanha. A partir de 2003, o abastecimento deu-se através da nova fábrica de hóstias fundada na Cidade do Cabo, África do Sul. Desde 2012 Zâmbia é independente também neste quesito.

‘Baixo’ antigamente só com cabaças

E por falar na música: O canto também representou em Zâmbia desde o início um papel muito importante – primeiramente acentuado por sons típicos do país. Isto inicialmente variava de canções tradicionais de coros com baixos, que para dar volume ao som, cantavam para dentro das cabaças, bem como a falta da escrita musical. O método de aprendizagem dos dirigentes era: ouvir, memorizar, cantar.

A mudança radical para o desenvolvimento dos coros e o aumento do repertório iniciou-se nos anos 1970 com o então Apóstolo de Distrito Andrew Fernandes. Ele descobriu em seu círculo de irmãos do ministério, dois talentos musicais – entre eles um tal Duncan Burton Mfune – que o auxiliou no programa de desenvolvimento. A ele seguiram-se ainda outros regentes muito capazes, não menos importantes, da África do Sul.

A forma como os coros em Zâmbia soam, foi descrito pelo Apóstolo Maior Richard Fehr em uma circular a todos os Apóstolos certa vez: “Quando mais de mil cantores cantam um hino, é como sentir um terremoto intelectual.” E por falar nisso: O coro do domingo de Pentecostes 2015 no National Heroes Stadium teve o volume de som de 2500 vozes!

Nac.today

Autor:
 Andreas Rother

Datum:
 21.05.2015

Eu amo Jesus 

... é por isso que visito doentes, ajudo o meu próximo e faço as minhas orações.


Com nac.today da Igreja Nova Apostólica, começou um novo meio de difusão. Com os relatórios do mundo todo, o novo magazine de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional (INAI) irá fornecer diariamente informações que sejam de interesse para os cristãos novo-apostólicos e leitores interessados. O conteúdo do novo magazine de notícias incluirá questões internacionais relevantes. Fazem parte delas, entre outras, questões sociais, relatórios detalhados sobre os anúncios da Igreja, bosquejos biográficos e artigos sobre história.

nac.today

nacworld

Nacworld é a rede social da Igreja  Nova Apostólica. Esta rede lhe oferece a oportunidade de fazer contatos em todo o mundo e cultivar amizades. Aqui você vai encontrar pessoas interessantes, vários temas sérios ou bem-humorados, imagens (fotos), vídeos e diferentes opiniões...O uso de nacworld é isento de custosPara se registrar nacworld você precisa apenas de um minuto, e assim passará a fazer parte dos ... 31187 membros que estão atualmente registrados no nacworld. Quantos deles você conhece? 

Nacworld está aberto à opinião.

  • Apóia entretenimento assistido
  • E-mail, chat, fórum, mídia, contatos
  • 24 horas/dia , 365 dias ao ano

Entre agora mesmo e faça parte.

https://nacworld.net/public

Copyright © 2018 Igreja Nova Apostólica. Template designed by olwebdesign.