A IGREJA NOVA APOSTÓLICA BRASIL COMEMORA 90 ANOS

Imprimir

A Igreja Nova Apostólica na América do Sul

Durante o século XX, especialmente entre as décadas de 20 e 30, uma onda de imigração européia aconteceu na América do Sul. Dentre os milhões de imigrantes havia muitos seguidores da Fé Nova Apostólica. Procediam da Alemanha e Suíça, e se radicaram, em sua maioria, em São Paulo (Brasil), , Santiago (Chile), Montevidéu e Colônia (Uruguai), Buenos Aires e Missiones (Argentina), e algumas colônias de imigrantes do sudeste de Paraguai

 

Em cada um desses lugares, o desenvolvimento da Obra de Deus na América do Sul deu-se de forma diferente. A Obra teve um desenvolvimento mais acelerado na Argentina e Uruguai, e de menor intensidade no Brasil, Chile e Paraguai. No ano de 1938 foi constituída a INA SUDAMÉRICA, com sede na Argentina e jurisdição para toda a América do Sul. Posteriormente se constituiu a Igreja Nova Apostólica, com sede no Uruguai. O primeiro Apóstolo a ativar na área da América do Sul foi o Ajudante de Apóstolo Maior Heinz Friedrich Schlapoff da África do Sul, ele realizou os primeiros Santo Selamentos.

Já no Brasil, o primeiro Apóstolo com responsabilidade sobre a Obra de Deus no país foi o Apóstolo de Distrito do Uruguai: Godofredo Rufenacht.

A imigração de famílias alemãs para o Brasil nos anos 20

A vinda de muitas famílias novo-apostólicas para o Brasil deu-se em um período conturbado da História da Humanidade. Nos anos 20, pouco tempo após o término da Primeira Guerra Mundial, o empobrecimento provocado pelo sistema capitalista europeu, o desemprego, e muitos outros fatores fizeram com que muitos europeus procurassem novas chances para suas vidas em um novo país: o Brasil.

Nesse período da história, o Brasil passava por outra fase e necessitava muito de mão de obra, especialmente nas lavouras, uma delas a do café. Quem quisesse vir para o Brasil, era contratado pelo sistema de parceria, onde os fazendeiros custeavam a vinda dos imigrantes. Os imigrantes chegavam e já estavam em dívida com os fazendeiros. Trabalhavam em suas terras, e os lucros e prejuízos eram divididos entre fazendeiros e imigrantes. Além disso, sua dívida para com os fazendeiros nunca cessava: tudo era descontado: roupas, alimentos, remédios.

Muitos imigrantes foram ludibriados, perderam tudo o que ainda possuíam dos poucos pertences que conseguiram trazer da Europa. Como não tinham dinheiro e possibilidade de retornar para seu país de origem, optaram por reconstruir suas vidas aqui mesmo. Alguns optaram por viver aqui permanentemente e graças às profissões que exerciam na Europa, muitas delas inexistentes no Brasil, conseguiram se estabelecer bem e viver com certo conforto.

O início da Obra de Deus no Brasil nos anos 20 e o seu desenvolvimento

Uma irmã, Wilhelmine Koller, conhecida por Mimi Koller, escreveu uma carta por ocasião dos 80 anos da Igreja Nova Apostólica, quando tinha 82 anos. Parte dessa carta transcreveremos para constar como documento histórico de uma imigrante novo-apostólica. Nela a irmã conta a história da Família Koller. Essa carta dá uma pequena dimensão do que representou para ela e sua família a vinda para o Brasil.

“No ano 1924, a Família de Josef Koller, com seu filho Carlos, de 15 anos, imigrou de Ulm (Sul da Alemanha) para o Brasil. Os dois filhos maiores, Viktor e llona, permaneceram na Hungria. O pai era afiador de ferramentas. Quando chegaram ao Rio de Janeiro, passaram pela imigração e foram transportados para uma lavoura. Não tinham um centavo. Ali trabalharam e construíram estradas, o que prejudicou a saúde de Josef. Resolveram então negociar todos os pertences que trouxeram da Alemanha para ter o que comer. Não ficaram muito tempo no campo e foram para São Paulo.

A esposa de Josef, Maria, conseguiu um trabalho como cozinheira. Ele conseguiu um trabalho numa loja de ferragens, onde permaneceu até a sua velhice. O seu chefe financiou as passagens dos seus dois filhos, que então puderam vir da Hungria. Finalmente a família pode alugar uma casa. Mais tarde puderam se mudar para Santana.

Josef Koller sempre manteve correspondência com o Apóstolo Schall e com o Bispo Kröner.

Mimi Koller, conta que seu pai, Julius Wyck, veio no ano de 1925 para o Brasil com a esposa e cinco filhas, que tinham entre 12 e 17 anos. A Família Wyck foi selada no ano de 1910 pelo Apóstolo Maior Niehaus. Viajaram da Holanda para Santos, em São Paulo. No mesmo navio também vieram mais seis famílias novo-apostólicas da Congregação de Gladbeck Zwekel. Contam que o Pastor de sua congregação na Alemanha, de nome Krupski, alertou a família sobre o passo que dariam em direção a um novo horizonte: o Brasil.

As Famílias que vieram da Alemanha foram: Franz Biemann, Gustav Skalla, Adolf Skalla, Freitag, e Lipok. Mimi Koller, com 18 anos, foi para São Paulo e trabalhou numa casa de família alemã. Lá deu testemunho de sua fé, e um dia o dono da casa veio até ela com um jornal com uma notícia que a deixou feliz. A notícia dizia assim: “Irmãos Novo-Apostólicos, queremos marcar um encontro. Por favor, apresentem-se, se possível”. Este anúncio no jornal foi feito pelo irmão Josef Koller, em outubro de 1927. Deixou também um número de telefone e foi marcado um encontro para o domingo seguinte. Nessa ocasião, Mimi foi a única que se apresentou à Família Josef Koller. Mas ela logo anunciou que havia muitas famílias novo-apostólicas no Brasil.

A partir daí, Mimi procurou primeiramente a Família Biemann, que vivia em Santo André. Eles, por sua vez, sabia onde se encontravam algumas outras. Com o tempo os irmãos “espalhados” foram “ajuntados” na casa da Família Josef Koller e isto representou uma imensa alegria para todos.

Entre eles havia um Pastor e alguns Diáconos, os quais, por meio de cartas, foram colocados pelo Apóstolo Schall em atividade novamente em seus ministérios.

Assim permitiu que em Novembro de 1927 pudesse ser celebrado o primeiro Serviço Divino Novo-Apostólico no Brasil em língua alemã na casa do irmão – Josef Koller – em Santana – São Paulo.

No decorrer do ano 1928 foram realizados Serviços Divinos na casa de outros irmãos, o que contribuiu para o desenvolvimento de novas congregações.

Com a colaboração de muitos irmãos foi construída a Congregação de Santa Clara, que foi a primeira Igreja construída na América do Sul, inaugurada em 20 de Setembro de 1934. Durante a Segunda Guerra Mundial, o idioma alemão foi proibido. Os Serviços Divinos a partir de então tiveram que ser em Português.

A irmã Mimi  faleceu em 10 de Novembro de 1995.”

No ano de 1930 o Brasil foi anexado ao Distrito da África do Sul, sob a direção do Ajudante de Apóstolo Maior H. F. Schlaphoff, que ainda no mesmo ano visitou o país, realizando o primeiro Santo Selamento. 27 almas receberam o Espírito Santo no dia 21 de maio de 1930. Na sua segunda visita foi realizada a primeira tradução de um Serviço Divino do idioma alemão ao português.

50 anos da Igreja Nova Apostólica – Brasil

Primeira visita de um Apóstolo Maior

Em  1978 o Apóstolo Maior Ernst Streckeisen foi o primeiro Apóstolo Maior a visitar o Brasil.

Durante a Assembleia de Apóstolos de Distrito no Canadá em Junho de 1983, o Apóstolo Maior Hans Urwyler encarregou o Distrito de Apóstolo Renânia do Norte-Westfália a assumir a região missionária do Norte e Nordeste do Brasil.

Deve-se destacar que nesses vinte anos de atividade dos Apóstolos do Distrito Renânia do Norte-Vestfália o trabalho incessante desses servos conseguiu-se levar a palavra de Deus a lugares muito longínquos do imenso Brasil.

Os Apóstolos do Norte e Nordeste tiveram auxílio de irmãos de ministério que serviram como tradutores e coordenadores, e que se mudaram do Sudeste para o Nordeste.

A parte do Sudeste e Sul do Brasil ficou na oportunidade sob responsabilidade do Apóstolo de Distrito Pablo A. Bianchi, da Argentina.

Criação do Distrito de Apóstolo Brasil / Bolívia

No ano de 2002 o Apóstolo Maior Richard Fehr unificou a Obra de Deus no Brasil em um só distrito e criou o Distrito de Apóstolo Brasil e Bolívia, instituindo o Apóstolo Guillermo Vilor como Apóstolo de Distrito. Pouco tempo depois foram instituídos como Apóstolos: Geraldino Aires e Carlos Caleri para ajudá-lo na condução dos trabalhos em um país considerado o quinto em extensão territorial no mundo.

Em outubro de 2010 o Apóstolo de Distrito Guillermo Vilor foi colocado em descanso pelo Apóstolo Maior Wilhelm Leber e o Apóstolo Raúl Montes de Oca recebeu o cargo de Apóstolo de Distrito, assumindo os dois distritos: o Brasil e a Bolívia.

A Igreja Nova Apostólica – Brasil - no século XXI

No século XXI o desenvolvimento acelerado das comunicações através da Internet e de novas tecnologias têm colaborado muito para o trabalho de divulgação da Igreja Nova Apostólica ao redor do mundo. Não é diferente aqui no Brasil, embora isto se limite mais às congregações próximas a grandes centros, não conseguindo ainda abranger em grande parte congregações que se situam em lugares longínquos do imenso Brasil.

 

Em

alguns locais o atendimento das almas ainda se faz difícil levando em conta que alguns irmãos moram em lugares pouco acessíveis devido às enormes distâncias, umas de mais de 2000 quilômetros de distância.

Através do imenso território do Brasil encontram-se espalhadas as congregações novo-apostólicas sendo que nos estados nordestinos estão localizadas a maioria das congregações, com destaque especial para o Estado do Rio Grande do Norte. Em seguida o Estado do Ceará, Pernambuco e na Região Sudeste. No longínquo leste temos uma congregação no Estado do Acre.

No maior estado do Brasil, o Estado do Amazonas, está sendo feito um trabalho de buscar irmãos afastados da Obra de Deus por muitos anos.

 

Todo o Brasil é atendido pelo Apóstolo de Distrito com a colaboração de dois Apóstolos: José Antonio Bonaite e Reinaldo Milczuk e três Bispos: José Genival, Eduardo Haeffner e João Silva. Enquanto algumas das áreas mais longínquas estão diretamente sob a responsabilidade do Apóstolo de Distrito, as restantes estão divididas entre ambos os Apóstolos.   

 

A Internet tem sido uma aliada para os irmãos de ministério. Uma vez por mês é realizada uma Reunião de servos na Congregação de Santo André através da Website www.inabrasil.org.br, onde o Apóstolo de Distrito e os Apóstolos, bem como o Bispo Eduardo Haeffner fortalecem e instruem os servos na atenção das almas. Este trabalho tem o apoio de alguns servos que cuidam da parte técnica, para ajudar e orientar no acesso a esta reunião. Apesar das distâncias entre as congregações ao redor desse país enorme e de inúmeros contrastes, pode-se ver e sentir a união dos filhos de Deus se fortalecendo, falando-se o “mesmo idioma”, o idioma do amor paterno, ensinado pelo nosso Pai Celestial.

 

9 Bosque da Saúde, ano 1957.jpg11 Apóstolo de Distrito Engelauf junto aos Apóstolos Wömpner e Augello.jpg12 Apóstolo de Distrito Ehlebracht junto aos servos no norte do Brasil.jpg5 Construção Igreja Santa Clara, realizada pelos irmãos, primeira Igreja Nova Apostólica na América do Sul, inaugurada no ano 1934.jpg2 Josef Koller e sua esposa Maria.jpg1 1928-Congregação  Santana-primeiros Serviços Divinos realizados na casa do irmão Josef Koller.jpg3 Ano 1928 irmãos em São Paulo.jpg6 Inauguração Santo André no ano 1938.jpg10 Ajudante do Apóstolo Maior Schlapoff, com o Apóstolo de Distrito Rufenacht, numa das visitas a São Paulo.jpg4 Santana 1928, Salão Restaurado, doação de Mimi Koller.jpg14 80º Aniversário Santana, o Apóstolo de Distrito_ed_Mario Fiore e Apóstolo de Distrito_ed_Guillermo Vilor, junto aos irmãos da congregação.jpg13 Apóstolo Brinkmann em Amazonas.jpg8 Santana 1ª Congregação Restaurada.jpg7 1940 casa da irmã Marta Godszynski, onde também foram realizados SD.jpg

Eu amo Jesus 

... porque Ele me faz sentir autoconfiante, forte e segura.

 


Com nac.today da Igreja Nova Apostólica, começou um novo meio de difusão. Com os relatórios do mundo todo, o novo magazine de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional (INAI) irá fornecer diariamente informações que sejam de interesse para os cristãos novo-apostólicos e leitores interessados. O conteúdo do novo magazine de notícias incluirá questões internacionais relevantes. Fazem parte delas, entre outras, questões sociais, relatórios detalhados sobre os anúncios da Igreja, bosquejos biográficos e artigos sobre história.

nac.today

nacworld

Nacworld é a rede social da Igreja  Nova Apostólica. Esta rede lhe oferece a oportunidade de fazer contatos em todo o mundo e cultivar amizades. Aqui você vai encontrar pessoas interessantes, vários temas sérios ou bem-humorados, imagens (fotos), vídeos e diferentes opiniões...O uso de nacworld é isento de custosPara se registrar nacworld você precisa apenas de um minuto, e assim passará a fazer parte dos ... 31187 membros que estão atualmente registrados no nacworld. Quantos deles você conhece? 

Nacworld está aberto à opinião.

  • Apóia entretenimento assistido
  • E-mail, chat, fórum, mídia, contatos
  • 24 horas/dia , 365 dias ao ano

Entre agora mesmo e faça parte.

https://nacworld.net/public

Copyright © 2018 Igreja Nova Apostólica. Template designed by olwebdesign.