Um homem do progresso rápido

Imprimir

“Ninguém pode afirmar que o Apóstolo foi um covarde. Arrisquei tudo para impulsionar o trabalho da Igreja rapidamente”.  Foi a mão direita do Apóstolo Maior que anotou estas palavras: O Apóstolo Heinrich Franz Schlaphoff. Completam-se 50 anos do seu falecimento (20.11.2015).

 

Com esta anotação em seu diário do ano 1937 na realidade o Apóstolo sul-africano se lamentava pelo final de sua carreira como piloto. O Apóstolo Maior havia-lhe proibido de voar depois que seu Ajudante havia tido que fazer três aterrissagens de emergência num só dia por causa de tormentas fortes e falta de combustível.

O seu “Stinson Monoplane” de qualquer forma não poderia abranger toda a sua área de trabalho, pois o Apóstolo Schlaphoff era ativo em quase todos os continentes. “Ele está ativo nos lugares para onde eu o envio com uma missão especial”, dizia o Apóstolo Maior Johann Gottfried Bischoff no ano de 1951. Originalmente este homem de Deus, entretanto, não queria aceitar nenhum cargo para situações difíceis.

O filho

Heinrich Franz Schlaphoff  nasceu em 3 de agosto de 1894 na África do Sul em condições de pobreza. Sua família vivia em um rancho coberto com chapas onduladas; seu pai tinha perdido o emprego durante a Guerra dos Boer. Dessa forma, aos dez anos Franz teve que ganhar a vida como entregador de jornal. Através dos anos adquiriu habilidades empreendedoras – seja no comércio de pesca, na produção de suplementos para hospitais ou também na distribuição de filmes.

Sua família tornou-se novo-apostólica em Pentecostes de 1902.  Tanto pai como filho mostraram-se muito ativos na vida de fé. Somente através de reiterada insistência de seu pai o jovem se dispôs a aceitar um ministério. Em 1919 foi ordenado Diácono, em 1921, Evangelista. Dessa forma apoiou seu pai, o Apóstolo Georg Heinrich Wilhelm Schlaphoff.  Após a morte repentina do pai, o filho assumiu a direção da Igreja na África do Sul e em julho de 1929 foi instituído no ministério de Apóstolo. As mudanças foram vertiginosas.

Ajudante de Apóstolo Maior

O novo Apóstolo dissolveu logo em seguida as comunidades onde só se falava alemão e ordenou que os serviços divinos fosse realizados em inglês e afrikaans.  Estruturou a Igreja regional em distritos de Ancião e mais tarde em distritos de Bispados, ajustou a administração a uma contabilidade segundo o modelo europeu e publicou circulares semanais para os servos em três idiomas.

Colocar o foco nos idiomas oficiais trouxe à igreja afluência de crentes não só na África do Sul, mas também na América do Sul e Austrália. Estas áreas juntamente com a China também tinham sido confiadas ao Apóstolo Schlaphoff Junior. Em 1933 foi instituído como Ajudante de Apóstolo Maior justamente para todo o hemisfério sul. Por encargo do Apóstolo Maior ele também recebeu a incumbência de cuidar de situações difíceis na América do Norte e Países Baixos. “O que este homem realizou foi único”, elogiou o Apóstolo Maior Bischoff em uma carta do ano 1950.

O Chefe

Na África do Sul chamavam ao Ajudante de Apóstolo Maior de “chefe”.  E o chefe seguiu percorrendo novos, às vezes o próprio caminho: instalou centros humanitários e um fundo para enterros, que hoje ainda subsiste, e começou um trabalho missionário em xhosa, a segunda língua bantú do país. Seus textos bíblicos para o Serviço Divino frequentemente não compreendiam um ou dois versículos, mas sim uma a duas dezenas de versículos, ou seja – muitas vezes todo um contexto. A Santa Ceia só era celebrada cada duas ou quatro semanas. E a vida na comunidade era muito mais livre que em qualquer outra parte: beber álcool, ir ao cinema, divertir-se em bailes, nada disto era tabu, como estava escrito nas correspondências de queixas enviadas ao Apóstolo Maior.

Em setembro de 1951 a assembléia de Apóstolos resolveu por unanimidade retirar-lhe o cargo de Ajudante de Apóstolo Maior. Assim a igreja no mundo todo pode ser “organizada de uma forma unificada”, dizia a Folha de Cargo. Em maio de 1954 Schlaphoff foi suspenso como Apóstolo de Distrito da África do Sul, e em junho renunciou ao ministério de Apóstolo. Em um serviço divino para servos, o Apóstolo Maior acentuou que Schlaphoff seguia concorrendo aos serviços divinos e “não se podia dizer que estava afastado”.

O Apóstolo de ferro

Heinrich Franz Schlaphoff permanece dessa forma na memória como o “Apóstolo de ferro”. Ganhou a fama por suas incansáveis viagens entre a África do Sul, Américas do Sul e do Norte, Austrália e Europa. Principalmente porque não se deixou deter por nada: nem por um naufrágio na costa do Brasil, quando foi dado por desaparecido por 14 dias, nem quando o FBI o deteve por duas vezes nos Estados Unidos, como provável espião para os Alemães.

Que anotações tinha em seu diário em 6 de novembro de 1937? “Ninguém pode dizer que o Apóstolo era um covarde. Arrisquei tudo para impulsionar o trabalho da Igreja rapidamente.”kbz

Nac.today

INFORMAÇÃO DO ARTIGO

Autor: Andreas Rother

Data: 20.11.2015

Palavras-chave: África do Sul, América do Norte, América do Sul, Austrália, Ajudante de Apóstolo Maior, vida na comunidade, personalidades

 

Eu amo Jesus 

... se assim não fosse, como é que eu poderia celebrar a Noite de Natal e o Natal?

 


Com nac.today da Igreja Nova Apostólica, começou um novo meio de difusão. Com os relatórios do mundo todo, o novo magazine de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional (INAI) irá fornecer diariamente informações que sejam de interesse para os cristãos novo-apostólicos e leitores interessados. O conteúdo do novo magazine de notícias incluirá questões internacionais relevantes. Fazem parte delas, entre outras, questões sociais, relatórios detalhados sobre os anúncios da Igreja, bosquejos biográficos e artigos sobre história.

nac.today

nacworld

Nacworld é a rede social da Igreja  Nova Apostólica. Esta rede lhe oferece a oportunidade de fazer contatos em todo o mundo e cultivar amizades. Aqui você vai encontrar pessoas interessantes, vários temas sérios ou bem-humorados, imagens (fotos), vídeos e diferentes opiniões...O uso de nacworld é isento de custosPara se registrar nacworld você precisa apenas de um minuto, e assim passará a fazer parte dos ... 31187 membros que estão atualmente registrados no nacworld. Quantos deles você conhece? 

Nacworld está aberto à opinião.

  • Apóia entretenimento assistido
  • E-mail, chat, fórum, mídia, contatos
  • 24 horas/dia , 365 dias ao ano

Entre agora mesmo e faça parte.

https://nacworld.net/public

Copyright © 2018 Igreja Nova Apostólica. Template designed by olwebdesign.