A caminho de igreja Nova Apostólica (14) - Primeiros passos sob novos Apóstolos

Imprimir

Priest Carl Wilhelm Louis PreussUma congregação apostólica sem Apóstolos – essa era a congregação de Hamburgo de janeiro a março de 1863, porque o Apóstolo Rudolf Rosochacky se recusou a atuar como Apóstolo. Contudo, a congregação se atinha a uma grande esperança: Deus enviaria doze novos Apóstolos e, por meio destes, Ele revelaria a força plena do Ministério de Apóstolo.

 

No caminho para a Igreja Nova Apostólica (14)
Essa situação – de estar sem Apóstolos na congregação de Hamburgo – findou-se quando o sacerdote Carl Wilhelm Louis Preuss, em 8 de fevereiro de 1863, foi chamado como Apóstolo dessa congregação por meio de três profecias distintas e, em 18 de março, foi ordenado festivamente por intermédio de uma exortação profética. O chamado teve êxito por meio de pessoas proféticas da congregação na ausência do profeta Geyer. Geyer teve dificuldade em aceitar esse chamado do Apóstolo Preuss.
Apostle Friedrich Wilhelm SchwarzFriedrich Wilhelm Schwarz, até então em um Ministério superior ao de Preuss, por sua vez, comportou-se diferente diante desta situação. Também estava claro para ele que: “um homem mais jovem que serviu como sacerdote abaixo de mim, tornou-se meu Apóstolo”. Ele aceitou isso e ativou como bispo até que ele mesmo fosse enviado como Apóstolo à Amsterdam. Em 27 de maio de 1863, Schwarz foi exortado “não somente pelo Senhor ou pela boca de Geyer, mas sim pela boca de muitas pessoas sábias, a ser um Apóstolo do Senhor”.
Então, o Apóstolo Schwarz resumiu em poucas palavras, o que aconteceu no ano de 1891: “Foi-me atribuída a Holanda, Amsterdam, e eu parti sozinho de Hamburgo, cheguei aos fins de setembro em Amsterdam e ali ativei com benção por todo esse tempo”. Apóstolo Schwarz – nos Países Baixos escrevia-se Schwartz – colocou, em 1864, os fundamentos para a congregação de Amsterdam. Em 1869 agregou-se uma congregação em Enkhuizen e outras cinco se seguiram nos anos de 1870. Em 1876, as congregações holandesas possuíam cerca de seiscentos integrantes.
O apostolado dos doze
Apostle Friedrich Wilhelm MenkhoffEm 1862, Geyer anunciou uma nova série de Apóstolos alemães. Segundo o entendimento da época, doze Apóstolos deveriam estar ativos para que se mostrasse toda a força do Ministério de Apóstolo. Assim, em 30 de outubro de 1864, quatro homens da congregação de Hamburgo foram chamados a ser Apóstolos por intermédio do profeta Geyer: Johann August Ludwig Boesecke (1821-1886), Johann Christoph Leonhard Hohl (1822-1887), Heinrich Ferdinand Hoppe (1830 aprox. -1890), Peter Wilhelm Louis Stechmann (1837-1911).
Os Apóstolos Hohl e Boesecke fundaram algumas congregações na Alemanha, enquanto o trabalho de Stechmann e Hoppe não deixou nem rastros na Hungria e na América do Norte. Por um curto período de tempo, o Apóstolo Hoppe ativou para os emigrantes de Hamburgo que o chamaram para Chicago; depois disso, seus vestígios sumiram em Nova York.
Segundo as indicações do “Livro para nosso Tempo” compilado pelo Apóstolo Schwarz, nele há algumas informações dos redatores sobre os chamados de Apóstolos em Amsterdam. Lá, em 1873, assim diz o livro, “mais três homens foram chamados a serem Apóstolos”, a saber, “um diácono dessa congregação a ser Apóstolo para a Itália, o supervisor da congregação de Enkhuizen para Apóstolo na França e o dirigente da congregação de Bielefeld como Apóstolo para a Alemanha”. Juntamente com outro Apóstolo chamado da congregação de Hamburgo para a Hungria, obteríamos o segundo catiçal (ao lado do primeiro com os Apóstolos ingleses), teríamos então dez Apóstolos e deveríamos esperar completar logo a quantidade de doze.
Neste círculo em torno do Apóstolo Schwarz ao complemento da quantidade dos dozes se juntaria a esperança de que Cristo regressaria brevemente depois desse fato consumado. O Apóstolo Schwarz esperava que ele ainda fosse vivenciar o regresso de Cristo por conta de algumas profecias. Ambas as esperanças foram colocadas claramente como esperanças pessoais, mesmo que as enxerguemos sob a ótica de profecias, cujo cumprimento não seria obrigatoriamente efetuado. Por esse motivo, o Apóstolo Schwarz aceitou alguns regulamentos para sua sucessão como Apóstolo nos Países Baixos.
Dois Apóstolos em uma só "tribo"
Apostle Friedrich KrebsSomente uma das citadas informações sobre o chamado ao ministério de Apóstolo no âmbito de trabalho do Apóstolo Schwarz está de acordo com os fatos conhecidos daquela época. O "supervisor da congregação de Bielefeld" era o Apóstolo Friedrich Wilhelm Menkhoff, o qual foi selado em 1867, pelo Apóstolo Schwarz e em 1868 ele foi enviado à sua pátria, Vestfália, aonde ele foi principalmente ativo em Bielefeld. Em 1872, o Apóstolo Schwarz confiou a ele o Ministério de Apóstolo depois de um chamado profético. Nas declarações fala-se que ele o colocou como Apóstolo (através da imposição das mãos). No léxico católico-apostólico o “chamado” de Apóstolo era algo bem diferente a uma ordenação (comp. parte 4 dessa série). Na “seleção dos Apóstolos” em 14 de julho de 1835 não havia ninguém acima do cargo de Apóstolo. Os anjos das sete congregações colocaram suas mãos sobre os Apóstolos e com isso mostraram que eles e todos os outros anjos e congregações se submetiam aos Apóstolos. Em 1872, a pessoa do Apóstolo Schwarz foi um Apóstolo que escolheu outros Apóstolos e, assim, a escolha de um Apóstolo tomou o caráter de uma ordenação na linguagem Nova Apostólica. Também uma novidade era o fato de que Menkhoff continuaria sendo um colaborador do Apóstolo Schhwarz na mesma “tribo”.
Depois da morte do Apóstolo Preuss (em 1878), o Apóstolo Menkhoff assumiu o distrito de Hamburgo, pois o sucessor nomeado por Geyer não tinha reconhecimento por Schwarz e pelos Apóstolos unidos a ele. Segundo a interpretação do Apóstolo Schwarz, os portadores de Ministério de Hamburgo se comportaram como se não houvesse Apóstolos aos quais seria possível confiar o seguimento da obra.
Apóstolo Schwarz funda o círculo de Apóstolos
O Apóstolo Schwarz valorizava a união no ativar de todos os Apóstolos e ele procurou introduzir isso no “círculo dos Apóstolos”. Em 1880, ele escreveu a um confidente de seus anos iniciais, o bispo Huebner em Coswig: “O irmão Hohl se uniu a nós e também o irmão Boesecke e a perspectiva de sermos um só, uns com os outros parece tornar-se realidade”.
Como regulamento de sua sucessão no Ministério de Apóstolo, o Apóstolo Schwarz instituiu, em 1891, que não era mais por profecia e sim por um Apóstolo a escolha de outro Apóstolo. Isso não impediu uma separação na Holanda depois da morte do Apóstoto Schwarz, em 1897, o sucessor de Schwarz – Martinus van Bemmel – foi chamado profeticamente e se colocou afastado do círculo de Apóstolos com uma parte dos irmãos holandeses, enquanto outra parte sob as mãos do Apóstolo Kofman concordou com a união dos Apóstolos.
Depois da morte do Apóstolo Schwarz, em 6 de dezembro de 1895, o Apóstolo Friedrich Krebs foi reconhecido pela maioria dos Apóstolos pela sua primazia entre eles. “Pai Krebs” foi denominado Apóstolo Maior durante sua atividade no apostolado. Depois de sua morte, o Apóstolo Hermann Niehaus por indicação do Apóstolo Maior Krebs foi denominado seu sucessor.
Manfred Henke
O final da série
Em 1863 o caminho para a Igreja Nova Apostólica estava completo, os Apóstolos continuaram a edificar a Igreja de acordo com os fundamentos deixados pelos Apóstolos Católicos Apostólicos, eles realizaram algumas mudanças no caminho – semelhantemente como o fizeram os Apóstolos nos anos 30 - as quais já foram apresentadas.
Como era então o “caminho para a Igreja Nova Apostólica”? No mínimo uma pequena visão disto tudo o final desta série deve mostrar.
A parte 14 desta série esboça como os primeiros Apóstolos foram chamados e ordenados para o seu Ministério em Hamburgo, ao mesmo tempo revela como um Apóstolo chamado naquela época, o Apóstolo Friedrich Wilhelm Schwarz conduziu seus Apóstolos ajudantes num circulo de Apóstolos.
A parte 15 relatará acerca da pergunta como surgiu o nome “Igreja Nova Apostólica” depois que outros nomes foram utilizados. Essa pergunta pode ser muito bem respondida por meio de fontes de arquivos estatais da Alemanha
O reconhecimento de nossa história ainda não finalizou. O grupo de trabalho “História da Igreja Nova Apostólica” aceita de bom grado novas indicações de fontes de consulta desse tema.
Manfred Henke

RESUMO
Depois da separação da Igreja Católica Apostólica o Apóstolo Preuss e o Apóstolo Schwarz foram instituídos como Apóstolos na congregação de Hamburgo em 1863. Outros Apóstolos foram chamados rapidamente, na esperança de completar pela segunda vez um grupo de doze Apóstolos e assim preparar o breve regresso de Cristo.
O Apóstolo Schwarz realizou essa atividade em conjunto com outros Apóstolos e depois da sua morte essa tarefa ficou para o Apóstolo Krebs, o qual foi denominado, como o primeiro Apóstolo Maior.

Eu amo Jesus...

porque Ele disse muitas vezes o quanto as crianças são importantes para Ele.

 


Com nac.today da Igreja Nova Apostólica, começou um novo meio de difusão. Com os relatórios do mundo todo, o novo magazine de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional (INAI) irá fornecer diariamente informações que sejam de interesse para os cristãos novo-apostólicos e leitores interessados. O conteúdo do novo magazine de notícias incluirá questões internacionais relevantes. Fazem parte delas, entre outras, questões sociais, relatórios detalhados sobre os anúncios da Igreja, bosquejos biográficos e artigos sobre história.

nac.today

nacworld

Nacworld é a rede social da Igreja  Nova Apostólica. Esta rede lhe oferece a oportunidade de fazer contatos em todo o mundo e cultivar amizades. Aqui você vai encontrar pessoas interessantes, vários temas sérios ou bem-humorados, imagens (fotos), vídeos e diferentes opiniões...O uso de nacworld é isento de custosPara se registrar nacworld você precisa apenas de um minuto, e assim passará a fazer parte dos ... 31187 membros que estão atualmente registrados no nacworld. Quantos deles você conhece? 

Nacworld está aberto à opinião.

  • Apóia entretenimento assistido
  • E-mail, chat, fórum, mídia, contatos
  • 24 horas/dia , 365 dias ao ano

Entre agora mesmo e faça parte.

https://nacworld.net/public

Copyright © 2018 Igreja Nova Apostólica. Template designed by olwebdesign.