A caminho da Igreja Nova Apostólica (10): História da Igreja: Mudanças na Alemanha

Imprimir

Heinrich Wilhelm Josias ThierschO Apóstolo Thomas Carlyle morreu em 28 de janeiro de 1855. Seu estreito colaborador Heinrich Josias Thiersch, antigo professor de Teologia em Marburg, continuou trabalhando conforme suas orientações mesmo depois de sua morte, como mostraram os registros de seu diário. Contudo, agora ele teria que trabalhar com o sucessor de Carlyle, Francis Valentine Woodhouse. A primeira visita de Woodhouse em Marburg foi dramática. Na quarta-feira, 8 de agosto de 1855, um policial trouxe para Thiersch uma proibição para a realização dos Serviços Divinos – a qual ele ignorou. No sábado à noite, o Apóstolo chegou a Marburg e no domingo pela manhã, a congregação reuniu-se para o Serviço Divino de selamento. Quando Thiersch ainda estava com o Apóstolo na sacristia, “o policial anotou o nome das pessoas que estavam no salão da congregação”. Thiersch pediu ao senhor Woodhouse que fugisse e desviou a atenção do policial.

 

 Mudanças circunstanciais

Thiersch e os outros portadores de cargo da Alemanha mantinham constante contato com seu Apóstolo Carlyle, que ficava grande parte do ano em sua residência em Berlim e em viagens em seu âmbito de atuação. Woodhouse esclareceu aos irmãos, que os Apóstolos precisavam se reunir bastante em Albury e que ativavam principalmente por intermédio dos cargos que eles ordenaram em sua área de trabalho. As relações ficaram mais formais e seguiam os costumes britânicos. Ao invés de ter toda a Congregação reunida "para um café”, os Apóstolos convidavam um pequeno grupo para a "hora do chá"; nessas ocasiões não se discutia assuntos relacionados à igreja. No primeiro destes encontros, Thiersch ficou muito entediado, ele preferiria discutir assuntos sobre a igreja com o Apóstolo.

Capa da edição alemã da liturgia, que se encontrava sob a posse do Apóstolo CardaleMudança de regras

Para muitos houve ainda mais dificuldades do que para Thiersch para se adaptarem ao novo Apóstolo. Numa circular escrita pelo Apóstolo a respeito do seu primeiro ano de atividade na Alemanha ficou claro que havia um temor entre os portadores de cargo sobre a introdução de outros fundamentos além daqueles que o Apóstolo Carlyle seguia.

Não poderia haver duas posições, os anjos (bispos) que outrora eram estreitos colaboradores de Carlyle, precisavam aceitar as mudanças. Se eles atribuíssem as mudanças unicamente ao seu novo Apóstolo, eles teriam entendido mal seu antigo Apóstolo, assim como também a Woodhouse. O que Carlyle permitia como sendo uma exceção, era entendido como regra. Isso foi simplesmente necessário nas épocas iniciais, “fazer alguma coisa ou permitir algo que não era a regra, aquilo que ele mesmo gostaria que parasse depois que as coisas chegassem a um ponto onde a ordem podia e precisaria ser introduzida”.

Uma nova liturgia

Woodhouse conduziu acertadamente quando disse que o próprio Carlyle ordenou que se trabalhasse em cima da liturgia. Desde 1853 havia uma edição simplificada elaborada em inglês por um grupo de trabalho sob o comando do Apóstolo Armstrong, que exigia o trabalho conjunto de mais sacerdotes na celebração da Santa Ceia. A versão em alemão dessa nova liturgia foi impressa somente em 1862. Até então era válida a antiga liturgia do norte da Alemanha, que possibilitava que Serviços Divinos completos poderiam ser conduzidos apenas com um Pastor e um Diácono. Quando o novo Apóstolo assumiu, declarou como sendo irregular essa prática.

Congregações maiores

Se mais Pastores seriam necessários, isto significaria que as pequenas congregações deveriam ser fechadas? O Apóstolo não o fez assim, porém não poderiam ser fundadas novas congregações que fossem pequenas. Antigamente era comum que os fundadores de novas congregações luteranas tomassem parte na Santa Ceia, até que fossem empossados novos portadores de cargo regionais durante a fundação das congregações. Agora, explicava o Apóstolo Woodhouse, que os membros reunidos deveriam frequentar a igreja luterana até que se reunissem no mínimo 50 pessoas para fundar a nova congregação. Das 17 congregações fundadas na Prússia, sob a coordenação do Apóstolo Carlyle, sete delas tinham menos do que 50 participantes da Santa Ceia ao final do ano de 1861. Portanto, segundo as novas decisões, elas não deveriam mais existir. As sete congregações que chegaram até o ano de 1861 sob comando do Apóstolo Woodhouse cumpriram as novas determinações.

Mais formação para os sacerdotes

Sob o direcionamento do Apóstolo Carlyle, muitos sacerdotes serviam ao mesmo tempo em que possuíam um trabalho normal, pois o dízimo não era suficiente para prover sua família. O Apóstolo Woodhouse pediu que se diminuísse o círculo de sacerdotes e a fundação de congregações, para que futuramente todos os sacerdotes pudessem ser sustentados pelo dízimo, para que assim pudessem ter mais tempo para ler a bíblia, para orar e meditar. Senão estariam impróprios para esta tarefa. Ainda que muitas congregações fossem formadas a partir de artesãos, surgiram entre os anjos, muitos homens com uma formação superior. Dos primórdios da fundação permaneceram os antigos artesãos Carl Hennig em Liegnitz e Eduard Schwarz em Koenigsberg; juntou-se a estes irmãos, em 1858, o artesão alfaiate Friedrich Wilhelm Schwarz em Hamburgo. Posteriormente quando este se tornou Apóstolo na Holanda mudou seu sobrenome para Schwartz.

A posição notória de Rothe

Naquela época, a Alemanha era formada por 35 estados independentes; o reino da Prússia era o mais importante do norte da Alemanha e lá estava a maioria das congregações Católico-Apostólicas. Por causa de certa intolerância, em algumas localidades, a fundação de algumas congregações era impedida pela polícia; quando eram fundadas, as autoridades da igreja persuadiam seus membros para saírem da igreja luterana para que evitassem um perigo de contágio. Também surgiram conflitos sobre a realização de batismos, casamentos e funerais. Carl Rothe, o anjo (bispo) da congregação de Berlim, um anteriormente pastor, era o porta-voz “das congregações Apostólicas na Prússia” perante as autoridades, pois seu superior, o Sacerdote Apostólico Heinrich J. Thiersch ali era um estrangeiro e não se submetia ao príncipe de Hessen-Kassel.

Submeter-se sempre às autoridades?

Durante sua atividade, Thiersch foi duramente limitado por causa da situação em seu país de origem, pois em Hessen-Kassel, os Serviços Divinos da Congregação Apostólica em Marburg, fundada em 1849 foram proibidos de fevereiro de 1852 até janeiro de 1855 e novamente de agosto de 1855 até agosto de 1858. Uma profecia de Heinrich Geyer, o único profeta alemão na condição de anjo (bispo), mostrou-lhes como contornar as proibições. O Apóstolo Carlyle aprovou e, apesar de algumas reservas, o Apóstolo Woodhouse não contestou sua decisão.

Um profeta descontente

Contudo um novo problema surgiu quanto à fundação irregular de congregações em Hannover. O profeta Geyer era de Hannover, fora professor nas proximidades de sua antiga casa, ele encontrou simpatizantes para a nova fé e nomeou três professores de vilarejos como sacerdotes. O Apóstolo Woodhouse decidiu contra essas ordenações e colocá-los a frente dessas congregações, porque isso fora proibido pelo Estado, e o Apóstolo insistia na estreita obediência às autoridades.

Esta não foi a única decisão do Apóstolo Woodhouse, com a qual o profeta não se conformava. Também outros achavam que o desenvolvimento havia tomado um rumo que o Apóstolo Carlyle não aprovaria.

Manfred Henke

Resumo

O Apóstolo Woodhouse sucedeu Apóstolo Carlyle após sua morte. Whoodhouse ficava menos tempo na Alemanha, se comparado com seu antecessor.

Carl Rothe, anjo da congregação de Berlim, ativou com mais independência enquanto Heinrich Thiersch, responsável pela supervisão de todos os portadores de cargo, por razões políticas, não pode realizar essa tarefa plenamente.

Algumas medidas do Apóstolo Woodhouse – as quais almejavam por congregações maiores, Serviços Divinos suntuosos e um corpo sacerdotal de melhor formação – foram sentidas por alguns portadores de cargo como um abandono dos anseios do Apóstolo Carlyle em acelerar a Obra. Assim também sentiu o profeta Heinrich Geyer, pois alguns sacerdotes chamados por ele não puderam ativar no reino de Hannover.

Eu amo Jesus...

porque Ele disse muitas vezes o quanto as crianças são importantes para Ele.

 


Com nac.today da Igreja Nova Apostólica, começou um novo meio de difusão. Com os relatórios do mundo todo, o novo magazine de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional (INAI) irá fornecer diariamente informações que sejam de interesse para os cristãos novo-apostólicos e leitores interessados. O conteúdo do novo magazine de notícias incluirá questões internacionais relevantes. Fazem parte delas, entre outras, questões sociais, relatórios detalhados sobre os anúncios da Igreja, bosquejos biográficos e artigos sobre história.

nac.today

nacworld

Nacworld é a rede social da Igreja  Nova Apostólica. Esta rede lhe oferece a oportunidade de fazer contatos em todo o mundo e cultivar amizades. Aqui você vai encontrar pessoas interessantes, vários temas sérios ou bem-humorados, imagens (fotos), vídeos e diferentes opiniões...O uso de nacworld é isento de custosPara se registrar nacworld você precisa apenas de um minuto, e assim passará a fazer parte dos ... 31187 membros que estão atualmente registrados no nacworld. Quantos deles você conhece? 

Nacworld está aberto à opinião.

  • Apóia entretenimento assistido
  • E-mail, chat, fórum, mídia, contatos
  • 24 horas/dia , 365 dias ao ano

Entre agora mesmo e faça parte.

https://nacworld.net/public

Copyright © 2018 Igreja Nova Apostólica. Template designed by olwebdesign.