A caminho da Igreja Nova Apostólica (8): Depois da crise do norte da Alemanha

Imprimir

Apóstolo Thomas Carlyle (1803-1855)Enquanto a crise da igreja reunida sob o apostolado durou, o número de colaboradores ativos nas congregações das ilhas britânicas diminuiu drasticamente. Somente a partir de 1847 começou novamente a crescer. Naquele ano iniciou-se o trabalho em outros países – especialmente bem sucedido no norte da Alemanha.

 

A crise iniciou-se no ano de 1841 quando dois Apóstolos resolveram seguir caminhos próprios. A separação dos outros dez restantes se intensificou. 1846 terminou com um compromisso: a partir dessa data, cada Apóstolo deveria avançar no seu âmbito de trabalho e ativar como lhe parecesse correto. Assim, o caminho para as atividades de selamento dos Apóstolos foi possível. 

Ressurgimento depois da crise

Os efeitos da crise na Inglaterra foram claros. Em 1840 havia 30 congregações, em 1843 a metade destas foi fechada. Depois de 1848, dez destas poderiam ser reabertas, mas cerca de quarenta por cento dos colaboradores anteriores permaneceram afastados dos Serviços Divinos. Vinte por cento retornaram aos poucos. Entre os anos de 1847 e 1852, o Apóstolo Cardale selou cerca de 2300 adultos. O Apóstolo Drummond selou 215 fieis na Escócia, Apóstolo Armstrong selou 140 na Irlanda.

Johann Heinrich Ernst Ludwig Geyer (1818-1896).No continente europeu houve sucesso na Suíça, onde cerca de 300 pessoas foram seladas entre os anos de 1850 e 1852. Na França apenas 250 fieis foram selados, na Bélgica 20 e no Canadá e nos Estados Unidos 232.

Neste cenário, os resultados positivos do Apóstolo Thomas Carlyle no norte da Alemanha foram notórios. Nos seus primeiros cinco anos de atividade no selamento, sozinho ele fundou 17 congregações e selou 1004 novos membros.

Tolerância é limitada pelo Estado

Na Prússia, o maior estado do norte da Alemanha, foi possível fundar congregações católicas apostólicas por meio de uma tolerante legislação eclesiástica. Segundo uma lei de 30 de março de 1847 seria possível a formação de novas sociedades religiosas; assim, o rei Friedrich Wilhelm IV reforçava sua vontade “em manter fortalecida a liberdade de crença e de consciência”. Ao mesmo tempo, ele permitiu a saída das igrejas evangélicas e católicas e a fundação de outras sociedades religiosas. Esta medida deveria permitir que os chamados “dissidentes” saíssem da igreja e, ao mesmo tempo, deveria trazer paz à Igreja Luterana.

Porém, na prática as determinações tolerantes trouxeram muitas dificuldades. Por meio da execução de batizados, funerais e casamentos, e seus decorrentes registros nos livros da igreja, os sacerdotes atuavam como representantes do Estado. Somente em 1874 o registro civil foi concedido aos estados e congregações. Em 1847 foi anunciado um processo de registro público fora da igreja estatal, mas as disposições de execução não se realizaram. Por hora, as atividades eclesiásticas do cargo com efeitos na vida civil – ou seja, batizados, enterros e casamentos – deveriam estar a cargo de um sacerdote da igreja luterana mesmo depois de sua saída, “se um destes estiver disposto a isso”. Então, os sacerdotes tomaram para si não só os registros, mas também executavam as assim chamadas em patente “atividades do cargo”. No caso de casamentos poder-se-ia efetuar uma bênção especial por meio de um sacerdote católico apostólico depois da necessária administração da bênção matrimonial evangélica.

Problemas práticos da fé

Carl Henning fora outrora um oficial alfaiate, e se intitulava “Sacerdote da Igreja Apostólica”. Ele fundou uma Congregação Apostólica na cidadezinha de Buchwäldchen. Quando ele queria se casar, no verão de 1851, lhe esclareceram que seu casamento na igreja luterana somente seria possível, “se depusesse seus erros e renunciasse à sua missão como sacerdote “irvingnista”, e que, se assim não fosse, não lhe restaria outra saída senão separar-se da igreja luterana evangélica”. Henning não concordou: “Por eu acreditar na união e não na separação, eu não saí da igreja luterana evangélica, à qual pertence o misterioso corpo de Jesus Cristo”.

Por esse motivo, o casamento de Henning foi adiado em um ano, mas finalmente as autoridades da igreja desistiram. O mesmo aconteceu com os casos de crianças cujos pais eram apostólicos e que tiveram inicialmente seu batismo negado por pastores locais.

Intercessores e adversários

Representantes da igreja luterana evangélica estavam divididos acerca das atitudes sobre a evangelização católica apostólica, pois esta queria chegar ao ponto de que “pelo menos os crentes e fieis colaboradores da igreja luterana se unissem à perfeita constituição da Igreja Apostólica”. Alguns relatores e autoridades da igreja deixaram transparecer que a crítica à Igreja Católica Apostólica dividia a igreja estabelecida. A princípio eles asseguravam que “a igreja evangélica tem a propriedade de todos os instrumentos de graça, que levam à bem-aventurança e que, portanto, não estavam instruídos a esperar por novos Apóstolos e profetas”.

Em fevereiro de 1848, as autoridades da igreja queriam que a polícia proibisse reuniões dos cristãos apostólicos, mas isso não aconteceu. Na tarde do dia 18 de março, um sábado, aconteceu forte luta entre os cidadãos e os militares no centro de Berlim, a qual se prolongou até a manhã de domingo. Os Serviços Divinos não se realizaram – exceto um. Em 19 de março, o Apóstolo Carlyle selou 60 almas no salão de um hotel. Aqueles que vieram precisaram ultrapassar as barricadas erguidas no dia anterior. Como consequência da revolução a competência da polícia foi restringida. É verdade que algumas vezes ainda as autoridades da província tentavam prejudicar a expansão da doutrina Católica Apostólica através de prisões e expulsões, porém não obtiveram sucesso. Algumas pessoas influentes social e politicamente – como o publicitário e político Hermann Wagener – confessaram sua fé católica apostólica e, em longo prazo, muitas medidas contrárias ao desenvolvimento da doutrina se esvaíram. Cada vez em mais lugares na Prússia, a realização do batismo por sacerdotes católicos apostólicos permaneceu impune graças a intercessores influentes, que faziam diferentes interpretações da lei. O Apóstolo Carlyle não hesitou em encorajar os sacerdotes a realizar o batismo.

Ao lado dos Apóstolos

O Apóstolo Carlyle aprendeu a língua alemã em 1837 durante várias estadias no seu futuro âmbito de atuação. Ele impressionou nobres e civis com dois livros escritos por ele. Logo, Charles J. T. Böhm tornou-se seu íntimo colaborador. Este nasceu em Copenhagen, filho de pai de ascendência alemã e mãe inglesa, em 1834 acompanhou sua mãe, que se tornara viúva, a Londres. Agora ele estava em viagem ao norte da Alemanha como evangelista – às vezes só, às vezes acompanhado do Apóstolo Carlyle. Assim fizeram contato com o professor de Teologia de Marburg, Heinrich J. Thiersch, o qual pertenceu aos primeiros selados na Alemanha. Thiersch contribuiu com sua cátedra teológica para dirigir a recém inaugurada congregação Católica Apostólica de Marburg e também cultivar o contato com os dirigentes e sacerdotes como um “Pastor Apostólico” a serviço do Apóstolo.

Segundo o entendimento da época, os portadores de cargo deveriam ser chamados por profetas. Contudo, ficou a cargo dos Apóstolos saber se os que foram chamados também seriam ordenados. O Apóstolo Carlyle foi acompanhado em suas viagens por diversos profetas do círculo dos “sete profetas da igreja universal”. Estes, diferentemente do Apóstolo, não falavam alemão. Desde 1850, Heinrich Geyer tornou-se profeta com o encargo de sacerdote e, desde 1852, com bispo (a que chamavam de “anjo”) e, então, permanente acompanhante nas viagens do Apóstolo Carlyle. Depois de seu envio à fé católica apostólica, ele teve que deixar seu emprego de professor em Königreich Hannover e mudou-se para Berlim, onde ele teve êxito com diversos trabalhos escritos. Outros dois anteriormente Pastores, Carl Rothe e Albert Köppen, compunham o círculo de bispos. Eles conduziam congregações. É verdade que Geyer era subalterno a eles na visão social por ser professor de uma pequena comunidade. Contudo, como ele tornou-se permanente acompanhante do Apóstolo em suas viagens e por ele sempre chamar os novos portadores de cargo profeticamente, via-se nele uma figura central entre os portadores de cargo Católicos Apostólicos.

Estímulo ao rápido progresso

O Apóstolo Carlyle continuava esperando pela grandiosa obra dentre os cristãos. Ele também observava em seu âmbito de trabalho que não conseguia quase ter acesso aos círculos católicos romanos e criticava a atuação restrita de seus Apóstolos colaboradores. O motivo estava em suas mãos: o envio dos cargos apostólicos com toda a força ainda não havia acontecido. Em Pentecostes de 1851, uma reunião de Apóstolos deveria preparar o caminho para isso.

Manfred Henke

Eu amo Jesus 

... se assim não fosse, como é que eu poderia celebrar a Noite de Natal e o Natal?

 


Com nac.today da Igreja Nova Apostólica, começou um novo meio de difusão. Com os relatórios do mundo todo, o novo magazine de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional (INAI) irá fornecer diariamente informações que sejam de interesse para os cristãos novo-apostólicos e leitores interessados. O conteúdo do novo magazine de notícias incluirá questões internacionais relevantes. Fazem parte delas, entre outras, questões sociais, relatórios detalhados sobre os anúncios da Igreja, bosquejos biográficos e artigos sobre história.

nac.today

nacworld

Nacworld é a rede social da Igreja  Nova Apostólica. Esta rede lhe oferece a oportunidade de fazer contatos em todo o mundo e cultivar amizades. Aqui você vai encontrar pessoas interessantes, vários temas sérios ou bem-humorados, imagens (fotos), vídeos e diferentes opiniões...O uso de nacworld é isento de custosPara se registrar nacworld você precisa apenas de um minuto, e assim passará a fazer parte dos ... 31187 membros que estão atualmente registrados no nacworld. Quantos deles você conhece? 

Nacworld está aberto à opinião.

  • Apóia entretenimento assistido
  • E-mail, chat, fórum, mídia, contatos
  • 24 horas/dia , 365 dias ao ano

Entre agora mesmo e faça parte.

https://nacworld.net/public

Copyright © 2018 Igreja Nova Apostólica. Template designed by olwebdesign.