A caminho da Igreja Nova Apostólica (7): Crise e recomeço

Imprimir

Por: Manfred Henke

Os Apóstolos esperavam juntos por seu envio. Oito deles, porém, queriam ter uma visão sobre o futuro âmbito de trabalho e viajaram aos seus países de destino. Em seu regresso, eles foram confrontados com discussões acerca do longo caminho da igreja. Dois Apóstolos foram por caminhos próprios. Seria este o fim da atividade apostólica?


Em junho de 1836, o Apóstolo Drummond, por meio de uma profecia, iniciou a divisão dos cristãos europeus em 12 tribos. Cada Apóstolo deveria cuidar de uma tribo e a conhecer profundamente. O exemplo bíblico seria os emissários enviados a Canaã.

 

Os Apóstolos e seus acompanhantes deveriam “procurar por ouro” em seus futuros âmbitos de trabalho, ou seja, deveriam comprovar o que havia restado da mensagem cristã de antigamente.
Enquanto oito Apóstolos viajaram para suas tribos e quatro permaneceram em Albury, o Apóstolo Drummond mandou construir uma capela dos Apóstolos, custeada por ele. Semelhante às grandes catedrais inglesas, havia em anexo uma câmara do conselho em formato octogonal

Quem conduz a igreja?
Assim que a capela estava prestes a ficar pronta, a obra que Deus havia erigido por meio dos Apóstolos entrou em crise. Havia discussões acerca das circunstâncias em que os Apóstolos se apresentavam no concílio da igreja, o chamado “Conselho de Sião”. Um grupo significativo de portadores de Ministério via o Conselho de Sião como um parlamento da igreja e nos Apóstolos, homens que deveriam transformar as determinações deste parlamento. Os Apóstolos rebatiam dizendo que seriam aqueles que instituiriam as regras. Eles respeitavam o concílio como sendo uma ajuda na formação de suas próprias opiniões.
Como consequência dessas discussões os futuros encontros do Conselho de Sião foram impedidos de se realizar. A briga poderia ter sido evitada se Cardale tivesse esclarecido aos Apóstolos a divisão de competências entre eles e o concílio da igreja antes que estes começassem a viajar.

Perda da unidade dos doze no apostolado
Os Apóstolos conseguiram impor-se com suas crenças, porém o Apóstolo Mackenzie acreditava que os Apóstolos deveriam receber grandes competências somente depois de seu envio. Por esse motivo ele não assinou a declaração conjunta dos Apóstolos. Ele fez novos pronunciamentos em Albury, mas finalmente ele percebeu que não poderia continuar exercendo seu ministério de apostolado. Pouco antes de sua morte, ele mesmo se declarou como o mais fraco dos Apóstolos.
O Apóstolo Dalton deixou Albury antes dele. Foi dito que ele ativava na obra em condições críticas. Nada mais preciso foi falado no conhecido documento até então. Ele tornou-se novamente um sacerdote anglicano. Mais tarde, porém (em 1859) ele retomou sua atividade apostólica. Por esse motivo raramente se fala na literatura acerca do conflito com ele e fica a impressão de que a crise foi provocada unicamente pelo Apóstolo Mackenzie.
No começo de fevereiro de 1841 terminou a atividade conjunta dos doze Apóstolos. Mesmo assim, os outros dez Apóstolos restantes encontraram-se ainda algumas vezes. Então, em 1844, eles atribuiram a condução da igreja sob uma comissão quadripartite composta pelos Apóstolos King, Armstrong, Tudor e Sitwell. Tivemos um exemplo disso quando entre 1838 e 1840, oito Apóstolos viajaram para suas tribos e os outros quatro permaneceram em Albury. As sete congregações de Londres – as quais devido seu modo de funcionamento para a futura igreja eram conduzidas conjuntamente pelos doze Apóstolos – foram colocadas a partir 1844 sob a condução única do Apóstolo Cardale, o qual foi instaurado como Apóstolo para a Inglaterra. A todos os outros Apóstolos foi dada a indicação de disporem de seu tempo como desejassem.

Terminou a obra entre os Apóstolos?
Os Apóstolos remanescentes lidaram com essa situação de diferentes maneiras. O Apóstolo Drummond tinha a opinião de que não deveria ter uma igreja como Deus assim quis antes do regresso de Cristo, mas deveria dar indicações de como a igreja deveria realmente ser. O melhor seria que algumas poucas congregações deveriam servir de exemplo para uma tal igreja. Ele tomou então uma atitude antecipada, a qual mais tarde foi tomada como o ensinamento católico apostólico oficial.
O Apóstolo Carlyle continuou afirmando que o envio dos Apóstolos ainda iria acontecer e que o plano de Deus para a igreja iria se realizar. Ele aprendeu alemão e foi ativo na Alemanha juntamente com o evangelista Boehm e Caird, que foram responsáveis pelo preparo na fundação de novas congregações. Seu anseio pela ampliação do círculo de Apóstolos fica claro na esperança de que então aconteceria o envio dos Apóstolos com toda a força de seu cargo e na espera da terminação de uma obra infinitamente importante.
O Apóstolo Cardale resumiu os fundamentos do “Testemunho” em uma edição de bolso para sacerdotes e desenvolveu uma ampla liturgia. Para encontrar as forças necessárias para isso, ele retirou-se temporariamente da condução ativa da igreja.
Nessa época houve sérios conflitos entre alguns portadores de ministério. Eles não poderiam contar com Cardale como o Apóstolo que os regeria. Discutiu-se acerca da sequência de acontecimentos até o retorno de Cristo e divergiram sobre questões de uma liturgia tão detalhada – a maior parte dos Serviços Divinos que tinham palavras predeterminadas pelos Ministérios, como a comunidade pode constatar – não ofenderia o ativar do Espírito Santo. Também os Apóstolos Cardale e Drummond tinham suas diferenças sobre perguntas específicas acerca do formato da liturgia. Foi notório que no final surgissem duas liturgias diferentes: uma para a Inglaterra e uma outra para a Escócia.
A liturgia ganhou tamanha importância sob a responsabilidade do Apóstolo Cardale, que pequenas congregações foram fechadas, pois as novas formas litúrgicas só poderiam ser praticadas em grandes congregações. Os evangelistas sentiram-se prejudicados em seu trabalho, pois os fiéis que eles haviam reunido foram orientados a visitar novamente os Serviços Divinos anglicanos depois que suas congregações se dissolveram.

Continuação do apostolado
Em 1846 os Apóstolos voltaram atrás na afirmação de que todas as decisões deveriam ser tomadas em conjunto. Eles resolveram que cada um poderia tomar as decisões do que deveria ser feito em sua tribo. Eles abriram mão da comissão quadripartite em Albury. Também cessaram as aparências de que existisse um comitê condutor de toda a igreja. Os Apóstolos protelaram as reuniões seguintes por tempo indeterminado. Uma nova audiência poderia acontecer através da iniciativa de Cardale ou de outros dois Apóstolos. A última aconteceu em 1851.
Enquanto as congregações surgiam, os Apóstolos competentes poderiam iniciar as atividades de selamento já esperadas por quinze anos. Em maio de 1847 aconteceram os primeiros selamentos na Inglaterra. Na Alemanha, o Apóstolo Carlyle selou os primeiros fiéis em 17 de outubro de 1847 em Frankfurt am Main e em 19 de março de 1848, selou uma pequena multidão em Berlin.

Agradeço a Deus

... pela Sua proximidade, pela proteção angelical e pela bênção que me tem concedido em 2017.


Com nac.today da Igreja Nova Apostólica, começou um novo meio de difusão. Com os relatórios do mundo todo, o novo magazine de notícias da Igreja Nova Apostólica Internacional (INAI) irá fornecer diariamente informações que sejam de interesse para os cristãos novo-apostólicos e leitores interessados. O conteúdo do novo magazine de notícias incluirá questões internacionais relevantes. Fazem parte delas, entre outras, questões sociais, relatórios detalhados sobre os anúncios da Igreja, bosquejos biográficos e artigos sobre história.

nac.today

nacworld

Nacworld é a rede social da Igreja  Nova Apostólica. Esta rede lhe oferece a oportunidade de fazer contatos em todo o mundo e cultivar amizades. Aqui você vai encontrar pessoas interessantes, vários temas sérios ou bem-humorados, imagens (fotos), vídeos e diferentes opiniões...O uso de nacworld é isento de custosPara se registrar nacworld você precisa apenas de um minuto, e assim passará a fazer parte dos ... 31187 membros que estão atualmente registrados no nacworld. Quantos deles você conhece? 

Nacworld está aberto à opinião.

  • Apóia entretenimento assistido
  • E-mail, chat, fórum, mídia, contatos
  • 24 horas/dia , 365 dias ao ano

Entre agora mesmo e faça parte.

https://nacworld.net/public

Copyright © 2018 Igreja Nova Apostólica. Template designed by olwebdesign.